Regiane Romão
A vacinação infantil de 5 a 11 anos contra a Covid-19, na microrregião, acontecerá ainda essa semana com as doses do imunizante Pfizer/BioNTech. Em Bandeirantes, a partir desta quarta-feira (19), as crianças com comorbidades começarão a ser imunizadas. Público-alvo é de aproximadamente 3 mil menores, os quais receberão a dose. Em Andirá, a vacinação também terá início nesta quarta-feira, estima-se que 1.990 crianças receberão o imunizante.
Em Santa Mariana, 50 vacinas chegaram ao Município, e de acordo com a secretária de Saúde, Tatiani Sabaini, somente na escola da APAE, estudam 60 crianças. “Essa primeira remessa será aplicada toda lá”, destacou. Em Itambaracá, a vacinação terá início ainda essa semana, também será com as crianças que frequentam a APAE.
SEGUNDA REMESSA – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu na madrugada desta terça-feira (18) mais 65.500 vacinas da Pfizer/BioNTech para o público infantil, de 5 a 11 anos. Esta é a segunda remessa direcionada às crianças e faz parte do 78º Informe Técnico do governo federal. O documento orienta os municípios a vacinarem seguindo a ordem de prioridades, começando pelas crianças com comorbidades e deficiências permanentes.
Nos próximos dias, as doses serão distribuídas para as 22 Regionais de Saúde. “Estamos só no começo ainda na vacinação deste novo público. Receberemos e vamos distribuir muitos lotes como este, para que, desta forma, consigamos atingir as mais de 1 milhão de crianças do Estado. Estou confiante de que, assim como foi com os adolescentes, teremos bastante comparecimento aos postos de vacinação”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
A imunização das crianças depende de consentimento dos pais ou responsáveis. Caso eles não estejam presentes no momento da vacinação, é necessário entregar uma autorização por escrito.