Havia um velho fazendeiro que plantava há muitos anos. Um dia, o único cavalo que ele possuía, fugiu. Após saber disso, seus vizinhos vieram visita-lo.
“Que falta de sorte!”, disseram.
“Talvez”, o fazendeiro respondeu.
No dia seguinte, o cavalo reapareceu, trazendo três cavalos selvagens consigo.
“Que maravilha!”, os vizinhos exclamaram!
“Talvez”, respondeu o velho fazendeiro.
No dia seguinte, o filho mais novo do fazendeiro, tentando montar um dos cavalos selvagens, caiu e quebrou uma das pernas.
Novamente os vizinhos vieram oferecer solidariedade à má sorte do fazendeiro.
“Talvez”, respondeu ele.
Um dia depois, o exército veio recrutar jovens para lutar na guerra. Vendo a situação do filho com a perna quebrada, seguiram adiante sem levá-lo. Os vizinhos comemoraram o fato de que as coisas acabaram dando certo, no final. O jovem não precisou ir para a guerra.
“Talvez”, disse o fazendeiro.
Entenda que na vida, na sua vida, como na vida do fazendeiro, você deve praticar o não julgamento.
As pessoas precisam entender a verdadeira natureza da vida, que não podemos julgar um acontecimento como ‘o fim’.
A vida não é como um filme de ficção, não há intervalos separando um acontecimento do outro. E não há um final perfeito sobre o qual a nossa vida é construída. Há sempre um amanhã, e se o dia foi bom ou ruim, há milhares de efeitos que podem surgir de um único acontecimento.
O bom e o ruim estão interconectados. Isso não significa que não podemos ser felizes. Pelo contrário, significa que nós precisamos perceber essa verdade, e viver de modo a estar constantemente consciente disto para podermos encontrar a paz e a felicidade.
Do não julgamento, depende o nosso modo de encarar os acontecimentos da vida e seguir adiante, sabendo que nós não temos controle sobre a maioria deles. Isso nos permitirá agir da melhor forma diante das circunstâncias, sem apego a elas, sem nos mantermos presos, principalmente a eventos que nos trazem sofrimentos.
Talvez (e somente, talvez), aí esteja o segredo para viver em paz.
Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing