História do Paraná
Investigar as referências culturais, históricas e públicas de uma comunidade é desafiador e instigante. Na disciplina de História do Paraná (Ensino Médio), os alunos do #Terceirão2022 (as duas turmas) realizaram um trabalho de pesquisa com base no conteúdo programático refletido neste bimestre: a Imigração e seus contextos históricos, culturais, territoriais, de organização social, econômicos e políticos. Para ampliar informações e associar ao conteúdo, desenvolveram trabalhos sobre a Imigração na família ou nas cidades onde residem.
As pesquisas surpreenderam pelo nível de detalhes levantados, documentos, imagens, cópias de leis municipais, livros publicados pelas próprias famílias, diários, relatos memoriais que ultrapassaram gerações. Para o professor responsável pela disciplina, Tiago Dedoné, que além de jornalista, graduado e especialista em História, pesquisador na área de História Pública e Política, Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e em História pela Universidade Passo Fundo (UPF-RS), o resultado foi bastante afirmativo, já que houve uma ampla associação entre teoria e prática, instigando os alunos à pesquisa histórica. “Superaram as expectativas pois os alunos não apenas permearam pelos levantamentos documentais, mas, também, pelos relatos memoriais, pela história oral. Entrevistas, que expressam o sentido histórico destas famílias ou comunidades. Nas apresentações, muitos destacaram que não tinham conhecimento de tantas informações e personagens, relatando, entusiasmados, a apropriação que tiveram. Isso é construção da identidade e cultura”, destacou o professor.
O Colégio ECEL é a única escola da região que conta com uma disciplina específica de História do Paraná na grade do Ensino Médio. De acordo com o professor, a ementa contempla um profundo levantamento do que é mais cobrado nos vestibulares das universidades paranaenses acerca da temática. “São conteúdos que traçam uma trajetória desde o Paraná tradicional, os conflitos, escravidão, a presença dos indígenas, os imigrantes, os diversos ciclos econômicos, o Contestado, as colônias (oficiais e particulares) e suas intervenções nos contextos territoriais, a diversidade cultural, os aspectos políticos e legais, entre outros apontamentos que são instigados aos estudos e pesquisas”, complementou o professor.