Em primeiro lugar, se você desconfia que está em um relacionamento tóxico, observe-se como está reagindo. Se você está sendo sugado, explorado por uma pessoa que funciona de maneira tóxica, observe como está a sua saúde. Isso pode ser em um relacionamento afetivo, de trabalho e até mesmo entre pais e filhos.
Um dos indícios é o cansaço. Como você tem se sentido perto desta pessoa? Você se sente esgotado, drenado quando está com ela? Às vezes a pessoa fala, fala, fala sobre um assunto que interessa só a ela, ou sobre os próprios problemas. Ela despeja coisas em você e não te deixa falar e nem presta atenção às suas necessidades. O estresse também é um sinal. Há pessoas que nos deixam estressados, tensos, ansiosos e geralmente são pessoas dominadoras que muitas vezes faltam com o respeito, abusam da nossa boa vontade. Há uma pressão sobre a gente, uma tensão constante.
A contrariedade, irritação, aquela sensação de ir contra os nossos próprios princípios, fazer coisas que vão contra as nossas convicções, nossos valores, para agradar o outro pode ser um forte sinal de que há elementos tóxicos na relação. Não há espaço para você ser você mesmo ou porque a pessoa é muito crítica em vários aspectos, inclusive sobre você.
O negativismo é uma característica de toxicidade. A pessoa olha tudo com olhar pessimista, parece que há uma nuvem negra sobre a cabeça dela. Quando nos sentimos revoltados, injustiçados, porque muitas vezes a pessoa faz de tudo para nos sentirmos culpados por coisas que não temos a menor culpa, dizendo: Você é louca (o) e pode ser até que você comece a duvidar da sua sanidade.
Outra característica é quando você acaba perdendo o controle, fica perturbada na presença daquela pessoa, quando normalmente você não se comporta desta forma. O desrespeito é uma característica que precisamos prestar bastante atenção. O outro não respeita as nossas ideias, opiniões, sentimentos, não tem consideração, nos humilha. Nos sentimos invadidos e agredidos.
Quando nos sentimos enganados, usados pela pessoa constantemente, é um sinal forte de alerta de relacionamento tóxico. A pessoa nos manipula, faz ameaças, chantagens. Isso é muito comum acontecer. O medo e a insegurança são fortes indícios. A pessoa impõe medo, diz que vai abandonar você, que ela é muito para você, que você não merece uma pessoa tão maravilhosa como ela ou faz ameaças de que, se você abandoná-la, ela vai te matar.
Quando você se sente perdido de você mesmo, não se reconhece, fica dependente emocionalmente desta pessoa, por causa do jogo que a pessoa faz com você. Você fica com medo de perder a pessoa, parece que não vai conseguir sobreviver sem ela, começa a fazer só o que a pessoa quer, com as pessoas que ela quer e as suas vontades ficam de lado. É quando você se abandona para viver a vida do outro, o relacionamento se torna o centro do seu universo, muitas vezes prejudicando outras áreas da sua vida.
Vejam que tudo isso nos dá um indício de que precisamos buscar ajuda para entender porque estamos nos sujeitando a esses abusos, a essa relação tão tóxica porque o outro só faz conosco o que nós permitimos, ainda que não tenhamos consciência disso.
Quando as características citadas acontecem constantemente (não todas necessariamente), isso pode ser um forte sinal de que você vive um relacionamento tóxico.
É preciso investigar padrões que trazemos principalmente da infância e que norteiam os nossos comportamentos na vida adulta e o que sentimos sobre nós mesmos. Não se trata de um ser vítima e o outro ser o algoz. São permissões que nós damos ao outro para que ele se comporte de determinada maneira conosco.
Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing