Persistir qualquer objetivo valioso nesta vida, provavelmente, exigirá uma tonelada desse atributo. Isso parece bastante óbvio.
Perseguir sonhos e listar grandes objetivos de mudanças de vida, parece muito interessante no começo, mas qualquer pessoa experiente lhe dirá que a quantidade de tempo e energia necessária para faze-los realmente acontecer, é muitas vezes mais do que pensavam no início. Quando a maioria das pessoas atinge esses platôs inevitáveis ao longo de sua jornada, elas desistem ao perceber que as coisas serão muito mais difíceis do que previram e decidem seguir um caminho mais fácil. Tenha em mente que esses são os que estão realmente mortos para perseguir seus sonhos. Não é fácil, mas qualquer um que tenha chegado lá, que tenha alcançado seus objetivos e realizado sonhos, dirá que você precisa de coragem e de muita persistência.
Vou contar uma estória sobre dezesseis homens falidos que moravam próximo a um deserto e que se reuniram após saber que havia uma enorme pilha de joias abandonadas e moedas de ouro, no outro lado do deserto. E havia um mapa com a localização que guardava esse tesouro. Metade dos homens perdeu o interesse instantaneamente, quando disseram que o outro lado do deserto ficava a centenas de milhas de distância.
Os oito homens restantes disseram que iriam. Reuniram oito camelos e tanta comida e água quanto foi possível carregar. Quando chegassem lá, dividiriam o tesouro. O líder era um homem chamado Eli, que era bom em se orientar por mapas e tinha viajado muito mais do que os outros. Partiram animados e fazendo planos sobre o que fariam com o tesouro.
Depois de cem milhas, três dos homens disseram que não prosseguiriam porque a temperatura estava muito alta. Duzentas milhas adiante, mais três desistiram pela exaustão. Os dois últimos continuaram por mais cem, até que o outro homem finalmente desistiu de continuar. Eli continuou sozinho e estava determinado a chegar ao tesouro, dizendo a si mesmo que a caverna com o tesouro estaria logo depois da próxima duna. Mas após algumas dunas, o camelo dele morreu.
Ainda assim, Eli continuou, à pé, mesmo com pouca água e comida. Caminhou, caminhou, caminhou, até cair exausto na areia, gravemente desidratado. Enquanto suspirava, com fome e sede, delirando, pensou: “É o fim”. Pouco tempo depois, alguns homens se aproximaram dele e lhe deram água e comida. Assim que se recuperou, ele explicou sobre a sua jornada, e os homens prometeram ajuda-lo se repartisse o tesouro. E assim foi feito.
Após três dias, eles encontraram a caverna com muito mais tesouros que podiam carregar e com um novo camelo e suprimentos, Eli voltou para casa com o tesouro. Guardou uma grande quantia para si mesmo, mas compartilhou muito com os outros da aldeia. Ele não apenas voltou rico, mas também como um herói, pela coragem e bravura. Sua vida mudou para sempre.
No final, a jornada não era apenas sobre o tesouro que Eli procurava, mas a pessoa que ele se tornou ao longo da sua aventura e a vida que ganhou quando voltou para casa. A persistência pode parecer uma característica fácil de praticar, porém quando as coisas ficam difíceis, a maioria das pessoas desiste. É preciso muita coragem para continuar diante das adversidades e muita, muita persistência.
Com uma ideia clara do que você quer, aliada a essa característica, você pode ter sucesso em praticamente qualquer objetivo que seu coração desejar. Pense em como está a persistência na sua vida.
Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing