Sei que pode parecer estranho, porque não paramos de pensar em nenhum momento. Mas aqui eu me refiro àqueles pensamentos obsessivos que ficam rondando a nossa mente e que em nada nos ajudam. É como se estivéssemos correndo uma maratona mental sem fim, uma verdadeira tormenta. Sabia que isso gasta a nossa energia como se estivéssemos mesmo correndo uma maratona, como aqueles hamsters naquela rodinha girando interminavelmente?
Vou fazer umas perguntas. Você está tendo noites sem dormir por causa dessas cargas pesadas de pensamentos que ficam girando na sua mente sem parar? Ou você é alguém que está imaginando os piores cenários o tempo todo sempre que vai fazer algo novo? Ou você é alguém que se preocupa com o que os outros vão pensar sobre você?

Se você é uma dessas pessoas, talvez esteja ‘pensando demais’. Então, vamos encontrar meios de sair desse turbilhão de pensamentos obsessivos. E o que pode ser feito?
Primeiro deve saber que ‘pensar demais’ não vai te ajudar. Você pode planejar as coisas, analisar, mas não exagere. Isso vai te distrair no processo de fazer qualquer coisa. E segundo é que você pode praticar, é estar presente no aqui e no agora. Isso ajuda a não ficar pensando demais. É a prática da atenção plena.

E como fazer isso? Uma das formas de praticar a atenção plena é estar atento à respiração. Isso ajuda a mente a vir para o momento presente, instantaneamente. Inspire e expire, lenta e profundamente e os milhares de pensamentos desnecessários se reduzirão a esses dois movimentos. E geralmente quando isso acontece, você entra em um estado de paz. Você pode também prestar atenção ao seu corpo, em como ele está posicionado, em pé, sentado, observar o que está à sua volta, o vento soprando, passarinhos cantando, barulhos. Assim você está em atenção plena, no presente.
Há um ditado que diz que ao sentir tristeza, você está pensando em coisas do passado e a nossa mente foca em acontecimentos ruins, geralmente. Se está agitado, ansioso, no geral está preocupado com o futuro, com coisas que certamente não acontecerão. Mas se você estiver atento ao momento presente, por mais difícil que ele seja, você vai estar focado no que pode fazer hoje para mudar a sua realidade, sem dar um peso maior às coisas. E é muito mais provável que você vai experimentar um estado de paz.
Quando atendo a um cliente e percebo que está nervoso, agitado, falando muito rápido, eu tenho um truque: passo a falar devagar, em voz mais baixa e a fazer gestos mais lentos. Ele automaticamente se acalma porque nós temos neurônios espelho. É como alguém bocejar na sua frente e você acabar bocejando.
Comece a viver no momento presente e você vai começar a dar a real dimensão para os acontecimentos. E para finalizar, pare com o ‘E se…?’. ‘E se eu tivesse feito isso, e se eu tivesse aquilo, e se, e se…’. Só vamos imaginar os piores cenários desta forma.
Lembre-se que você só pode fazer algo pelo que está à sua frente, neste exato momento. Faça isso e será capaz de parar com esses padrões de pensamentos obsessivos.
Inspire, expire e não pire!

Cristie Ochiai

Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui