O sol não brilha todos os dias. Às vezes a tempestade vem. Haverá noites muito longas e escuras e você estará sozinho. Vai parecer que a escuridão está consumindo tudo. Mas não deixe que ela te consuma.
Às vezes você vai sentir que não está progredindo, que sua vida parece estar travada e isso vai fazer você querer parar com tudo. E no final o que você aprende é que você não pode parar. Quando você está passando por situações difíceis, precisa ter coragem de dar o próximo passo para continuar em movimento. A única maneira de superar os desafios com os quais você se depara é começar a se mover.
Todos os dias, levante-se e dê aquele passo necessário para ir adiante. Um passo de cada vez.
Mesmo nos momentos mais escuros, das tempestades mais severas quando o sol está totalmente obscurecido e o mundo parece estar ruindo, a escuridão não pode extinguir a sua luz, você, a sua força, a sua determinação. Não importa o que aconteça, quão difícil a batalha esteja, contanto que você continue lutando, você vai vencer. Somente se você se render, você vai perder a batalha. Somente se você desistir é que você será derrotado.
A escuridão só vencerá se você deixar. Continue…continue lutando. Isso já é uma grande vitória. Superar o próprio desânimo quando parece não haver uma luz no fim do túnel. Todos nós enfrentamos dores de vez em quando. Dores porque as coisas não saíram como gostaríamos, dores de desapontamentos, perdas, críticas, dores de rejeição. Essas situações podem nos ensinar muitas coisas, podem nos fortalecer. Se ficarmos o tempo todo nos lamentando por situações que não deram certo, vamos perder o foco sobre o que queremos, sobre os nossos sonhos e sobre muitas conquistas que tivemos na vida.
Muitas vezes há mais coisas que deram certo, mas damos um peso maior a uma coisa que deu errado. Acorde!
A vida é assim, cheia de situações para nos fazer evoluir. E só evoluímos quando aprendemos com as experiências. Enquanto não aprendermos, as situações vão se repetir. Você tenta controlar tudo à sua volta.
Sinto lhe dizer que, se você mal consegue controlar seus pensamentos, quem dirá as coisas que estão fora de você. Talvez seja por isso que a sua vida esteja pesada demais. Você está tentando controlar o incontrolável. E isso está tomando as rédeas da sua vida, te controlando, controlando as suas emoções.
Você pode controlar a sua frustração, a sua raiva permanecendo calmo para descobrir como seguir adiante. Como? Dando menos atenção ao problema em si e focando na solução, chorando menos pelo leite derramado. O drama nos deixa com a vibração muito baixa e aí, é só “ladeira abaixo”.
O vitimismo atrai situações ruins, as pessoas se afastam e acabamos dando um peso muito maior aos problemas. O que mais pode nos ajudar nesses momentos são as pessoas que nos querem bem, pessoas que nos ouçam, que nos apoiem e principalmente, que nos incentivem a sermos melhores seres humanos.
Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing