Um dia, um homem se aproximou de um sábio e perguntou-lhe o que era sabedoria. Ele respondeu: Boa pergunta! Deixe-me contar-lhe uma história.
“Havia um homem que estava andando por uma floresta quando de repente, deu de cara com um tigre. Ele correu, mas o animal foi atrás dele, até que chegaram num penhasco. O homem sabia que não podia escapar do tigre e que ele provavelmente seria morto. Então, ele pulou no penhasco, esperando sobreviver à queda. Enquanto caía, ele agarrou um cipó que pendia no penhasco, ficando pendurado e suspenso no ar, com o tigre acima dele e a queda abaixo dele. Enquanto estava pendurado, o homem notou um morango crescendo na encosta. Ele o apanhou e comeu. Aquele era o morango mais doce que ele já tinha experimentado na vida”.
Naquele momento, o sábio virou-se para o homem e disse: Isso é sabedoria. O homem, confuso pediu ao sábio para explicar-lhe melhor sobre aquilo. O sábio respondeu: Quando o homem estava pendurado no penhasco, ele estava totalmente presente no momento. Ele não estava pensando no passado ou no futuro. Ele não estava consumido pelo medo ou por preocupações. Ele simplesmente apreciou o momento presente e a doçura do morango. Isso é sabedoria!
Na vida, na sua vida, é necessário desfrutar cada momento, porque tão certo quando a noite vem após o dia, nossa vida nesta existência é limitada. E uma vez que nós nascemos, há somente uma certeza: nós morreremos um dia. Às vezes não estamos bem emocionalmente e não paramos para pensar o porquê daquilo. Se pararmos para saber a origem do desconforto, talvez possamos compreendê-lo e nos livrarmos dele. Enquanto não trazemos a consciência para o que estamos sentindo e porque nos sentimos dessa forma, fica mais difícil nos superar a situação.
Às vezes estamos tão ansiosos com medos imaginários, pintando cenas sombrias sobre coisas que provavelmente não vão acontecer e acabamos perdendo momentos preciosos ao lado das pessoas mais próximas que nos acompanham na nossa jornada na vida.
Então, viva o momento, viva o agora. Aprecie o perfume das flores, o cheiro gostoso da comida sendo preparada, os gostos, as emoções, seus sentimentos. Saboreie os morangos que a vida te apresenta diariamente.
Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing