Cada dia que você acorda, você tem uma escolha sobre qual atitude você vai ter diante das circunstâncias e isso é uma das coisas mais importantes da sua vida. É mais importante que o seu passado, mais importante que a educação que você recebeu ou a sua situação financeira, mais importante que os seus sucessos ou fracassos, mais importante do que o que as outras pessoas dizem, pensam ou fazem, do que os seus talentos ou habilidades. Sua atitude fará a diferença em um lar feliz ou miserável, no seu sucesso profissional ou fracasso.
Você tem uma escolha a cada dia que vive sobre a atitude que escolhe ter, diante de tudo na vida. E provavelmente você já ouviu falar que a vida é sobre 10% do que acontece comigo e 90% sobre as atitudes que eu tomo sobre o que me acontece.
A nossa atitude é algo que está em nós, nas nossas expressões faciais, na nossa linguagem corporal, na nossa postura diante da vida. Nossa atitude não está somente no que falamos. É algo muito além disso porque nós nos expressamos sem falar uma palavra. É um sentimento interior que se mostra no nosso comportamento, é o retrato do que acontece na sua mente, que pode ser o nosso melhor inimigo ou o nosso pior carrasco.
Nossa atitude atrai pessoas ou as afasta de nós. E essa expressão do que vai dentro de nós, de como nos sentimos, do que pensamos determinará o nosso sucesso ou fracasso nos nossos relacionamentos e na realização profissional.
Nada pode impedir uma pessoa com a atitude mental correta a conquistar os seus objetivos. E aqui eu me refiro a qualquer objetivo, seja na evolução como ser humano, desenvolvendo virtudes, seja nos relacionamentos sólidos e verdadeiros baseados na fraternidade e amor, seja no âmbito profissional. Por outro lado, nada pode ajudar uma pessoa com a atitude mental equivocada.
Observe que a felicidade não é sobre ter uma vida somente pautada em acontecimentos que você considera ideais, mas sobre ter uma atitude assertiva diante deles. A vida nos traz desafios diariamente e na minha opinião, os desafios são aquelas situações em que as coisas não saem como esperávamos. E se fizermos a pergunta: “O que isso está querendo me ensinar, ou o que eu posso aprender com isso?”, essa atitude nos poupará de muitos desgastes desnecessários, de reclamações sem fim e de repetirmos lições que podemos aprender com esses desafios.
Muitas vezes nós nos atolamos num drama interminável, tipo: “Coitadinho de mim!”. Ficamos contanto historinhas para nós mesmos para justificar o quanto somos vítimas das circunstâncias. E enquanto isso estiver acontecendo, vamos continuar atolados numa areia movediça, afundando cada vez mais. Então, quando um amigo disser: “Cara, você está muito chato!”, pense se talvez essa pessoa esta pessoa esteja apenas querendo te ajudar a acordar porque você não é assim na sua essência. Ter a atitude que vai nos permitir melhorar a cada dia como ser humano é uma escolha diária, consciente.
Lembre-se que quem dirige o barco da sua vida é você mesmo. Ou você vai deixar o seu barco à deriva, indo para lá e para cá de acordo com as marés?
Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing