O poder de pensar profundamente é um verdadeiro presente para os seres humanos. Mas o que acontece quando isto presente incrível se volta contra nós? O que acontece quando a habilidade de pensar profundamente transforma-se num ciclo sem fim de pensar demasiadamente? Pensar demais é uma desorientação de uma capacidade humana. E como fazer para superar esse problema o mais rapidamente possível?
Primeiramente, vamos entender o que é “pensar demais”. É pensar demais sobre algo ou por muito tempo. E, quando um pensamento normal, torna-se pensar demais? Isso acontece quando você não consegue parar de se preocupar e pensa tanto que você é incapaz de tomar uma decisão ou fazer qualquer coisa. E isso nunca é uma boa coisa. Além disso, pensar demais não é somente pensar muito, mas pensar de uma forma ineficiente, obsessiva e prejudicial. É uma doença da era moderna. É uma distorção de nossa habilidade de pensar, ponderar e entender.
Pensar é humano mas pensar demais é deixar que nossos pensamentos nos controlem. Mas por que nos preocuparmos sobre pensar demais? Muitas pessoas não reconhecem que isso é um problema. Mas é um grande problema. Isso pode nos levar à indecisão e à falta de ação.
Quando pensamos demais sobre um problema, podemos nos sobrecarregar por possíveis resultados e opções, ficando difícil escolher um caminho para a ação, nos paralisando. O resultado disso é possivelmente o estresse e a ansiedade porque nós geralmente pensamos no que pode dar errado. E se o assunto está relacionado à família e aos amigos, isso pode afetar seus relacionamentos. Por exemplo: você pode interpretar algo que alguém falou, de forma errada e então, ficar pensando obsessivamente sobre o que foi dito, levando-o a tensões desnecessárias ou conflitos.
Outra consequência é que o pensar demais pode nos roubar a alegria e a espontaneidade na vida. Horas em que você poderia passar tempos agradáveis com pessoas queridas, são gastas com pensamentos negativos e destrutivos. Como parar de pensar demais? Pense que você não pode controlar tudo, principalmente as outras pessoas, como elas se sentem, o que acontece ao seu redor, eventos que aconteceram no passado ou o seu futuro. Lembre-se disso todos os dias.
Pensar demais é também focar em coisas erradas, medos, inseguranças e dúvidas. Reconheça e aceite que você às vezes as situações não são como você gostaria. Manter a calma vai possibilitar a você, enxergar uma luz no fim do túnel. É fácil? Nem sempre! Mas é possível. Anote o que te preocupa, dê um tempo e depois volte a ler o que você escreveu. Isso pode te ajudar a ter um novo olhar sobre o problema e achar uma solução. Lembre-se que a sua mente não é uma lata de lixo. Se você permitir que as pessoas sempre deem opiniões sobre o que você deve fazer, sua mente pode ficar prejudicada, cheia de coisas desnecessárias. Existe uma sabedoria interna dentro de cada um de nós, que sabe quais caminhos tomar. É necessário parar para escutar essa voz. Para ouvi-la, precisamos respirar e nos acalmar.
Lembre-se que a sua mente não é um hamster correndo obsessivamente naquela roda. Pensar demais é como correr uma maratona interminável. É um gasto de energia absurdo.
Pense sobre isso… mas não, obsessivamente…
Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing