Um monge, insatisfeito com a vida no mosteiro em que vivia, pediu ao superior que o liberasse para mudar-se para outro mosteiro. Quando questionado sobre o porquê, respondeu que precisava ir para um lugar mais quieto e pacífico.
O superior perguntou o que tinha acontecido para que ele estivesse tão incomodado. O motivo foi porque naquele local, segundo o monge, havia pessoas tóxicas que falavam sobre política, fofocas e coisas negativas. Desta forma, ficava difícil para ele, praticar uma vida espiritual como ele gostaria. O mestre superior concordou, mas antes deu uma tarefa ao jovem. Ele teria que andar segurando uma colher cheia de água durante um dia, sem derramar uma gota. E se ele conseguisse cumprir a tarefa, seria liberado para ir embora.
Ao final do dia, ele foi todo eufórico ao superior, levar a colher cheia de água, sabendo que poderia se mudar de mosteiro. Antes de deixa-lo partir, o mestre perguntou sobre o que ele ouviu durante o dia, das pessoas tóxicas, as fofocas, os assuntos sobre política e o jovem respondeu que estava tão concentrado em não derramar a água que não prestou atenção em nada ao redor.
É assim que acontece nas nossas vidas. Se estivermos focados nos nossos sonhos, objetivos, propósitos, não teremos tempo para prestarmos atenção a todos os “barulhos” ao nosso redor. Onde quer que estejamos, em qualquer lugar do mundo, encontraremos pessoas negativas. Mas se estivermos focados nos nossos objetivos e no nosso propósito, todas as pessoas negativas farão apenas barulho ao seu redor.
Quanto mais focarmos nos comportamentos negativos das pessoas, mais pessoas tóxicas encontraremos no nosso caminho. E mais nos distanciaremos do caminho que precisamos percorrer para nos tornarmos melhores pessoas e cumprirmos o nosso propósito na vida.
Focar nos seus sonhos, objetivos e propósito não é egoísmo. Quando você se concentra no seu aprimoramento como ser humano, desenvolvendo virtudes, menos estressante a vida se torna porque você percebe que, mesmo as pessoas mais negativas, também tem um lado bom, assim como todos nós. Às vezes nós é que somos as pessoas tóxicas e precisamos estar atentos em buscar melhorar para não ser o “barulho” na vida das outras pessoas.
Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing