Quanto mais uma pessoa não foi devidamente amada pelos seus pais na infância, maior a probabilidade de ela desenvolver uma forte dependência daqueles que lhe trazem dor à medida que cresce. Ela não sabe o que é o amor verdadeiro, não o experimentou e desta forma, vai achar que a forma com que foi tradada na infância, é amor.

Se uma pessoa passou por alguma experiência traumática e não tem a capacidade de resolvê-la, ela ficará estagnada nessa fase. Então, em sua vida subsequente e nos relacionamentos, ela vai repetir inconscientemente certos comportamentos e emoções do passado, tentando encontrar uma solução e satisfação neles, para resolver o que ficou mal resolvido no passado.

Por exemplo, se os pais de uma criança são controladores, muitas vezes suprimem e ignoram seus sentimentos e emoções e ensinam a ser obediente e ficar quieta, caso contrário ela não será amada. A coisa mais comum que dizem a ela é: “Estou fazendo isso para o seu próprio bem”. Então, uma criança que cresce neste ambiente terá suas habilidades de pensamento e ação roubadas e passará a acreditar que o domínio e o controle são expressões de amor por alguém.

Além disso, quando ela crescer e entrar em um relacionamento íntimo, ela naturalmente se sentirá atraída por aqueles que gostam de reprimi-la e controla-la e ela só vai aceitar esta forma de expressão de amor.
Se você quiser dar-lhe limites, liberdade e respeito, ela vai sentir ansiedade, pensando que você não tem poder, opinião e até sentirá que você não a ama.
A razão é que ela não sabe que isso é amor porque o que as pessoas querem expressar no nível emocional não é felicidade, mas familiaridade.

Então, uma pessoa que está acostumada ao abuso desde que é criança, quando você a ama de forma normal, ela não vai sentir familiaridade com essa forma de amor, com o que recebeu na infância. No fundo, o que ela procura é a familiaridade daquelas sensações que ela sentiu na infância, as dores. Somente esse tipo de dor pode dar-lhe uma sensação de reconhecimento, de familiaridade.

Se você foi muito punido na infância por mais que fizesse coisas boas e estivesse feliz, provavelmente isso gerou medo. E o que você acha que vai acontecer quando for adulto?
Seu subconsciente acredita que você será punido se estiver feliz.
Portanto, para evitar a punição, seu subconsciente automaticamente o ajudará a escolher um estado relativamente seguro e infeliz.

Esses são padrões formados na infância, padrões de relacionamentos entre tantos outros. E eles nem sempre são funcionais, nem sempre funcionam ao nosso favor.
Pessoas que tiveram experiências dolorosas e ficaram marcadas por traumas mal resolvidos, têm a tendência a repetir esses padrões continuamente em suas vidas, até que olhem para essas experiências e deem um outro significado para elas.
Para quebrar esse ciclo, é necessário reconhecer o que está repetindo, através da auto-observação.

O próximo passo é romper com o antigo padrão de relacionamento que é baseado no medo que foi desenvolvido na infância.
Sendo adulto, você tem mais força e recursos sendo possível detectar possíveis relacionamentos doentios, de dependência, da necessidade de constante aprovação e atenção do outro, e caso isso não aconteça, você tem a sensação de que não vai sobreviver.

Você precisa estabelecer uma nova compreensão da sua situação atual.
Perceba se os seus relacionamentos são saudáveis, se você se sente em paz. Se  não forem saudáveis, então você precisa fazer escolhas e decisões conscientes para evitar se  envolver em relacionamentos que são prejudiciais a você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui