Um dia, uma jovem chamada Maria, se olhava no espelho e se perguntava: “Porque é tão difícil para mim, ser feliz? Eu não gosto do meu trabalho, não me dou bem com a minha família e não encontro um amor. Será que o problema sou eu?”

E o reflexo dela respondeu que sim. “Há muitas coisas que você deveria estar fazendo que você não está! Há muitas coisas que você poderia mudar, mas não muda”! Isso não era exatamente o que ela queria ouvir. “Como eu posso ser o problema? Não é minha culpa, as coisas nunca foram fáceis para mim. As pessoas são difíceis!”.

O reflexo foi duro com ela e disse: “ Você precisa encontrar uma maneira de resolver isso”.
“Não, você não entende a situação pela qual estou passando!”, disse Maria.
“Você está certa”! Essa resposta veio de um outro espelho. Era o reflexo de outra Maria que a olhava com amor e preocupação nos olhos. “Ninguém te entende! Você é maravilhosa, incrível! Não é sua culpa que a sua vida não está indo do jeito que você gostaria, pare de se culpar e não deixe que as pessoas te culpem. Você é perfeita. Não deixe que as pessoas te influenciem”.

Maria sentiu-se aliviada porque era exatamente isso que ela queria ouvir. Mas a alegria foi interrompida pelo primeiro reflexo: “Você sabe que eu estou dizendo a verdade! A única forma de mudar a sua vida é olhar para si e entender o que você precisa fazer para isso acontecer”. “Não! Eu não preciso mudar. As pessoas é que são o problema, não eu.”
E assim há muitas pessoas…talvez eu, talvez você que esteja lendo esse texto.
É tão mais fácil achar que a vida não está como gostaríamos por culpa dos outros. “Ah, eu sou assim porque a minha infância foi ruim. Ah, eu sou infeliz no meu trabalho porque o meu chefe é um carrasco! Ah, eu estou nesta situação porque…”
E por aí vai…uma lista interminável de justificativas. É mais fácil sentar numa cadeira de vítima e delegar a responsabilidade da própria felicidade para outras pessoas.
Todas as mudanças requerem ações. AÇÕES.

Agir é fazer.
Se o seu trabalho não está como você gostaria, o quer você poderia fazer para mudar? Ou muda de trabalho ou muda a forma como olha para ele.
Você já experimentou olhar a situação como se fosse outra pessoa no seu lugar? Talvez doa, mas você acabe concordando que é você que precisa mudar.
Independentemente do que te levou a chegar num determinado ponto na sua vida, seja pessoal ou profissional, você não precisa continuar da mesma forma. A única pessoa que pode fazer algo para mudar a sua vida, é você mesmo.

É cansativo para as pessoas que convivem com alguém que se vitimiza e o que geralmente acontece é que esse alguém acaba ficando sozinho e isolado.
Vale a pena agir para mudar, ser protagonista das mudanças que você quer que aconteçam. A sua qualidade de vida certamente vai melhorar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui