A oração é uma prática milenar, utilizada por diversas religiões como forma de contato direto com Deus.

O que muitas pessoas não sabem é que a oração tem um efeito muito benéfico para o cérebro, impactando no funcionamento dele, como muitos estudos comprovam.
Quando uma pessoa ora, algumas coisas regiões do cérebro são estimuladas, como o córtex pré-frontal (na região atrás da testa) e há uma diminuição na atividade da amígdala cerebral (nada a ver com as amígdalas da garganta).
E por que isso é tão importante?

Imagem de Tep Ro por Pixabay

A amígdala cerebral faz parte do sistema límbico e tem um papel importante no processamento de emoções, principalmente o medo e a agressividade.
Se a amígdala está hiperativa, podemos ter respostas exageradas ao medo e à ansiedade.
Diante de uma situação que você supõe ser ameaçadora, pode haver uma reação exagerada, com medo ou ansiedade extremos.
Muitas vezes essa situação nem é ameaçadora, mas de alguma forma você interpreta como algo que te coloca em risco e o seu corpo tem uma resposta estressante.
A oração faz diminuir a atividade nessa região, diminuindo a reatividade, a resposta de “luta ou fuga”.

Por outro lado, quando você ora, a região do córtex pré-frontal é estimulada.
É como fazer musculação. Com os estímulos, os músculos crescem.
O cérebro é estimulado no ato da oração e se isso acontece repetidamente, ele aumenta de tamanho porque formam-se novas células nervosas. Então, é mito que à medida que perdemos células nervosas, não é possível que se formem novas células.
E o córtex pré-frontal é responsável por tomadas de decisões, controle dos impulsos, gerenciamento de emoções, entre outras funções importantes.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

É por isso que em um transtorno neurodegenerativo como o Alzheimer, em que há morte de células nervosas, o comportamento da pessoa muda tanto. A pessoa perde os filtros e muitas vezes parece que “perdeu a educação”, podendo xingar e ter comportamentos agressivos.
A oração estimula a formação de novas células nervosas no córtex pré-frontal. Então, se você está diante de uma situação em que precisa tomar uma decisão importante, já sabe que a oração pode ajudar muito. Ter empatia e gratidão também faz aumentar a irrigação dessa parte do cérebro.

Dá para perceber a grandiosidade e a inteligência desse Criador, que mostra cada vez mais, que ciência e espiritualidade estão intimamente ligadas…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui