A UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), por meio do grupo de pesquisa ‘História, Direitos Humanos e Doutrina Social Católica’, realiza amanhã (07) o II Ciclo de Debates em História do Direito ‘Constituição Brasileira e Direitos Humanos’. Neste ano, os debates versam sobre os 30 anos da Constituição Brasileira de 1988 e os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Este será o segundo encontro desta edição do Ciclo que teve início em 5 de abril.
De acordo com o coordenador do evento, professor Maurício de Aquino, o Ciclo de Debates pretende desenvolver atividades que contribuam para a formação inicial e continuada de estudantes e profissionais da História, do Direito e de áreas afins, bem como oportunizar a comunidade interna e externa da UENP situações de estudos, debates e reflexões sobre temas da história social e política do direito no Brasil.
Esta segunda atividade será realizada na sala 8 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (faculdade de Direito), do Campus de Jacarezinho. O evento terá abertura às 13h30 com as palestras ‘Constituição de 1988 e os direitos humanos no Brasil’, com o mestrando em Ciência Jurídica, André Godinho Cunha; e ‘A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 em perspectiva histórica: 30 anos’, com o professor professor-doutor Maurício de Aquino.
As inscrições para o Ciclo de Debates são gratuitas e deverão ser realizadas no dia do evento.
1º ENCONTRO – A primeira atividade do Ciclo de Debates foi realizada no dia 05 de abril no anfiteatro do Centro de Ciências Humanas e da Educação e Centro de Letras, Comunicação e Artes do Campus de Jacarezinho. O evento contou com palestras do professor Maurício de Aquino, sobre ‘A Declaração Universal dos Direitos Humanos em perspectiva histórica: 70 anos’, e do mestrando em Ciência Jurídica da UENP, José Mauro Garboza Júnior, sobre ‘Os direitos humanos na perspectiva de Giorgio Agamben’. (Da assessoria)