Artigo

Quais são os embasamentos da História Pública? Quando pensamos este aspecto temático, tecemos conexões com a História Oral e o conceito de representação social, bastante atrelado, também, aos conceitos de territorialidade e produção de sentido. Isso, pois, como a História Pública é um campo de significação relativamente novo na ciência do tempo – mas, sempre esteve presente nas configurações dos estudos sociais -, ela encontra muitas moradas. Seja no museu, na comunicação social, nos movimentos populares, nos centros de documentação, no governo, nas plataformas digitais, e em diversos outros territórios de produção de sentidos históricos.

Um espaço especial, a que se pode buscar um atrelamento da percepção do campo é a literatura. Aliás, a intersecção da estrutura da linguagem e seus gêneros diversos, sempre se manifestou buscando explicações para a representação no (e para) o tempo. Vale destacar, portanto, que a biografia, autobiografia, autoficção, narrativas memoriais, crônicas, contos, poemas, confissões, prosas, a literatura digital, e outros, têm lugar, também, na concepção epistemológica da ciência histórica. Não é por acaso que grande parte das informações históricas que temos são frutos de registros em Diários, documentos institucionais, religiosos, por exemplo.

A arte e a Literatura congregam sentidos com a historicidade, justamente pelo fato de que eram – e ainda é -, poderosos suportes para a construção subjetiva e o registro memorial. Hoje, direcionamos o olhar para esta interface, com bastante sensibilidade, tecendo nas narrativas discursivas diversas, pavimentos para a compreensão do tempo e dos ruídos, fissuras, que ajustam novas configurações e fenômenos, exigindo-nos viés hermenêutico filosófico e de linguagem. A ciência do tempo é incrível, né? Continuamos a reflexão no próximo encontro.

Tiago Silvio Dedoné

Mestre em Formação de Gestores Educacionais; Jornalista e Pedagogo; Doutorando em Educação (PUC/PR); Doutorando em História (UPF/RS); Mestrando em História Pública (UNESPAR); Professor na Educação Básica (Colégio ECEL) e no Ensino Superior (Faculdade Dom Bosco)

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