Talvez essa palavra não seja habitualmente usada no seu vocabulário no dia a dia. Mas pode ser que você a pratique sem saber.

A temperança é ter um autocontrole, autodomínio sobre si mesmo, é resistir e não reagir, é saber tomar decisões conscientes, sem impulsividade, é perceber que determinadas situações provocam em você algumas emoções, mas que você é capaz de controlar a forma como você vai lidar com tudo isso. As pessoas reativas e impulsivas, muitas vezes são tidas como descontroladas e pouco confiáveis. E é comum que pessoas que agem desta forma, tenham arrependimentos posteriormente.

Foto de Toa Heftiba na Unsplash

As que agem com temperança, agem com moderação, conhecem seus limites e não deixam que as emoções as dominem. Mantem-se calmas diante de desafios e respondem de forma equilibrada e calma. Isso é o reflexo do equilíbrio interior, resultando numa moderação que está na base de todos os aspectos da vida. Ela é importante porque nos permite tomar melhores decisões, especialmente quando estamos sob pressão, o que é muito diferente de agir de “cabeça quente”. Quem nunca falou o que não devia ou tomou uma decisão que não foi favorável porque num impulso, agiu sem pensar?

Quando temos o autodomínio sobre nós mesmos, agimos com serenidade e temos mais clareza mental porque a nossa visão não está turva pelas emoções, como a raiva. Diariamente acontecem tragédias porque pessoas agem por impulso, deixando-se dominar pelas emoções. Claro que as emoções nos servem para mostrar como nós estamos “lendo” o que está acontecendo à nossa volta, mas essa “leitura” pode estar completamente equivocada. Tudo depende das nossas experiências anteriores. Uma mesma situação pode provocar emoções diferentes e pessoas diferentes. Por isso não devemos confiar cegamente nos nossos pensamentos sobre as situações. Pode ser que estejamos interpretando algumas delas de forma deturpada.

Foto-de-Олег-Мороз-na-Unsplash

Às vezes alguém fala algo e nós nos sentimos ofendidos e talvez, essa não tenha sido a intenção da pessoa. Mas por causa de experiências negativas que tivemos, fazemos uma interpretação errada sobre o que aconteceu.
Quem tem a virtude da temperança como base das suas ações, analisa melhor as situações, correndo menos riscos de fazer leituras equivocadas, tomando assim, melhores e mais ponderadas decisões, evitando também dissabores desnecessários nos relacionamentos.

Quando uma forte emoção negativa surgir, é interessante perguntar-se: Por que eu estou sentindo isso? Quando isso começou? É mais seguro se acalmar antes de dizer ou fazer qualquer coisa. A palavra lançada não pode ser recolhida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui