Raiva é uma doença grave e fatal, que pode acometer todas as espécies de mamíferos, inclusive o ser humano (Imagem ilustrativa)

A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) confirmou na última sexta-feira (14), a existência de um caso de raiva em bovino em uma propriedade rural no município de Ibaiti. Ainda de acordo com o órgão, existe a suspeita de outro animal da mesma propriedade ter morrido em consequência da doença. O caso está sendo analisado pelo CDME (Centro de Diagnóstico) Marcos Enrietti.

A Adapar e a Prefeitura de Ibaiti estão tomando todas as medidas necessárias para contenção de foco, controle dos vetores e monitoramento das pessoas que tiveram contato com os animais doentes.

A DOENÇA – A raiva é uma doença grave e fatal, que pode acometer todas as espécies de mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão ocorre por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura de um animal contaminado, sendo o morcego hematófago (Desmodus rotundus) o principal transmissor. Entre os sintomas mais visíveis estão o andar cambaleante, mugido constante, falta de apetite e salivação intensa até a morte, que ocorre em até 10 dias.

PREVENÇÃO e CONTROLE – A prevenção da doença se dá através da vacinação dos animais de criação a partir dos três meses de idade, com reforço após 30 dias e revacinações anuais. Para controle dos morcegos hematófagos deve-se aplicar a pasta vampiricida ao redor da ferida dos animais atacados.

ALERTA – Quando forem observadas lesões por morcegos hematófagos em animais de produção ou quando algum animal apresentar sintomas semelhantes ao da raiva a Adapar deve ser comunicada imediatamente. É importante ainda comunicar o órgão sobre a presença de supostos abrigos de morcegos, para que sejam cadastrados e monitorados periodicamente. (Tribuna do Vale).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui