Agronegócio, municipalismo e segurança pública. Este será o tripé de atuação do deputado estadual e agora deputado federal eleito Pedro Lupion (DEM), em Brasília. Após receber 92.300 votos nas eleições gerais realizadas em outubro de 2018, o parlamentar de 35 anos afirma que atuará nas três áreas na Câmara Federal, da mesma forma como atuou nos últimos oito anos na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

“Não será diferente de como foi na Assembleia. Vou trabalhar pelo municipalismo, atendendo os municípios do estado do Paraná, que dependem muito do Governo Federal e das verbas federais. Também continuarei a militar pelo agronegócio. Eu sou produtor rural, defendo a classe dos produtores rurais e cresci nesse meio aprendendo a fazer política em prol dos produtores rurais, sejam eles grandes ou pequenos. Além disso, trabalharemos também para manter a boa relação que o nosso mandato tem com as forças de segurança do nosso estado e do país”, explica Lupion

ALEP – Pedro Lupion chegou à Assembleia Legislativa com apenas 26 anos, após receber 37.304 votos nas eleições de 2010. Apesar de ter acabado de disputar sua primeira eleição, Lupion não esperou para assumir papeis importantes dentro do Poder Legislativo do Estado. Logo no primeiro mandato, assumiu a liderança do Bloco Agropecuário da Casa, a vice-presidência das comissões de Agricultura e da Juventude e a presidência da Comissão Temporária Especial que analisou mudanças no Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

A responsabilidade de liderar a modernização do Regimento Interno da Casa seguiu com Pedro Lupion em seu segundo mandato, conquistado nas eleições de 2014 depois de obter 65.580 votos. Lupion se manteve na presidência da comissão temporária especial entregando à Mesa Executiva uma nova versão do Regimento Interno, que hoje está em vigor na Casa. Ainda durante seu segundo mandato como deputado estadual também assumiu a presidência a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a vice-presidência das comissões de Segurança Pública e de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, e ainda foi membro da Comissão de Constituição e Justiça. E encarou, segundo ele mesmo diz, seu maior desafio na Casa: a liderança do Governo Cida Borghetti.

“Ter passado pela Assembleia Legislativa do Paraná me deu um aprendizado gigantesco. Tive muito o que aprender, principalmente sobre as dinâmicas da Casa em relação ao dia a dia de Plenário e nos trâmites das comissões. Mas com certeza é uma Casa que tem se modernizado cada vez mais e que me ensinou muito como terei que me portar em Brasília. E ter sido líder do governo me dá uma base muito grande. Como líder tive a necessidade de articular com as bases, com os partidos, saber fazer as negociações nos momentos certos e me posicionar sobre diversos assuntos”, afirma.

PERFIL – Nascido em Curitiba em 1983, Pedro Lupion é bisneto do ex-governador do Paraná, Moysés Lupion, e filho do ex-deputado federal Abelardo Lupion e de Denise Deboni. É casado com Maria Fernanda Gaudêncio e tem dois filhos. Agropecuarista e empresário, graduado em Comunicação Social, mestre em Política nas universidades Francisco de Vittoria (UFV) e Rey Juan Carlos, na Espanha. Em Washington concluiu o curso de especialização em Comunicação Política e Campanhas Eleitorais, pela Georgetown University, e especializou-se em Administração Pública e Governança, na George Washington University.

Foi o único brasileiro a fazer o curso e acompanhou de perto a corrida presidencial americana entre o republicano John McCain e o democrata Barack Obama, em 2008.

Pronunciamento de despedida – Com um balanço de suas ações em dois mandatos na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Pedro Lupion (DEM) se despediu da Casa em 19 de dezembro, na última sessão plenária de 2018. Em 8 anos, foram mais de 60 projetos de sua autoria que se tornaram lei, até assumir a liderança do Governo na Assembleia, em abril deste ano.

Destacou a relação de respeito que manteve com os deputados e agradeceu a “orientação e aconselhamento” que recebeu dos mais experientes, quando assumiu funções na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já no início de seu primeiro mandato, em 2011, com apenas 26 anos.

O deputado Nelson Justus (DEM) o aparteou-o para cumprimentá-lo pelo “desempenho brilhante” no Legislativo. “Vossa Excelência aprendeu aqui tudo o que tinha que aprender. Está preparadíssimo para voos mais altos”, disse Justus. “A história da família Lupion o credencia a isso”.

O deputado Tiago Amaral (PSB) afirmou que Lupion “não chegou aqui pelo seu sobrenome”, mas “por sua capacidade e por suas habilidades” demonstradas no Plenário, na CCJ e demais instâncias do Legislativo.

“Nem todos conseguem sobrepujar pais e avós de nomes famosos. Mas Vossa Excelência conseguiu”, disse por sua vez o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), ressaltando que Lupion se revelou “extraordinariamente competente” no exercício do mandato de deputado.

Elio Rusch (DEM) deu os parabéns a Pedro Lupion por seu trabalho como parlamentar. Gilson de Souza (PSC) falou de sua “eficiência, responsabilidade, ética e respeito” na condução dos debates legislativos, especialmente na CCJ, da qual Souza também é membro.

Por fim, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), salientou que Lupion mostrou “capacidade de aglutinação” na votação de matérias e “eficiência” no exercício da liderança. (Da assessoria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui