Turma utilizou ervas naturais para incrementar o sabor do vinagre

Alunos da turma do 2º Ano da Escola Rural Municipal Felipe de Almeida Campos, de Bandeirantes, que estão participando do projeto ‘Plantando Conhecimento, Colhendo Qualidade de Vida’, realizaram recentemente mais uma atividade prática. Sob orientação da professora Valéria Cristina de Oliveira Cardoso, a turma utilizou ervas naturais para incrementar o sabor do vinagre, condimento liquido muito utilizado, principalmente, para tempero das saladas.

“A aula do projeto foi a prática de como melhor utilizar temperos naturais como alho, cebola, alecrim, manjericão, salsinha, cebolinha, entre outros, junto ao vinagre que, além de dar mais sabor também conserva as ervas. O uso de temperos, e preferencialmente os naturais, torna um prato saboroso e nem é preciso abusar do sal – que aliás, é fundamental as crianças aprenderem a evitar o consumo e assim, se prevenirem contra doenças futuras como a hipertensão”, mencionou.

O projeto ‘Plantando Conhecimento, Colhendo Qualidade de Vida’ está participando do Concurso Agrinho e também JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e tem como objetivo incentivar os alunos a educação ambiental e promover a criação de hortas para o plantio de hortaliças e ervas aromáticas. “Além de estimular a mudanças de comportamento para inserir alimentos e temperos naturais no cotidiano para elevar a qualidade nutricional e saúde dos alunos e suas famílias. Os princípios do projeto são estimular a educação ambiental e reforçar a importância da alimentação saudável. O intuito é levar a ideia da escola para os lares, ou seja, colocar em prática o que é visto em sala de aula”, destacou Valéria e mencionou que nas etapas do projeto, hortas foram implantadas com a utilização de pneus velhos. “O que iria prejudicar o meio ambiente passou a ser uma alternativa prática no cultivo de cebolinha, hortelã, alface, couve, cenoura, e outros. Como sempre reforçamos, esse projeto vai além da sala de aula porque há a interação dos alunos com os pais, pois juntos podem fazer o cultivo e ainda colher o que foi plantado para consumo deles mesmos. Sustentabilidade e saúde é o que queremos incentivar”, ressaltou e, na oportunidade, aproveitou para agradecer o apoio da diretora Kelly Regina Almeida dos Santos, da secretária da Educação Valquiria Bonacini Martins, e do presidente do Sindicato Rural Renato Rosa Domingues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui