Um dos temas mais procurados na internet é Ansiedade.
Não é à toa. 1 em cada 14 pessoas no mundo, sofre de algum tipo de transtorno de ansiedade. Segundo a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros, ou seja 9,3% da população. É um índice bem alto. O problema é que muitas pessoas não sabem que tem e não sabem que existem tratamentos pra isso. E se não for tratada, pode levar à depressão, ao suicídio, à evasão escolar, a uma infinidade de problemas que limitam a vida das pessoas.
Quem tem, sabe como é horrível quando ele ocorre.
A forma como lidamos com os problemas tem um impacto direto no nível de ansiedade que sentimos. Mas a ansiedade em si, não é exatamente um problema. Ela é uma emoção que nós sentimos diante de determinadas situações ou pensamentos. E ela nos prepara para agir diante dessas situações. Por exemplo, quando você tem um prazo para entregar um projeto, a ansiedade te impulsiona a dar todos os passos necessários para cumprir a sua meta. Diante de uma situação de perigo, a ansiedade prepara o seu corpo para enfrentar o perigo ou fugir. Então, nesses casos, ela é benéfica.
O problema é quando a ansiedade começa a tomar grandes proporções, diante de situações imaginárias e começam a afetar a concentração, os relacionamentos, o desempenho escolar e no trabalho. Por exemplo: Se eu tiver uma palestra para dar e começar a ficar ansiosa, imaginando como vai ser, como as pessoas vão me receber, se as pessoas vão gostar do que eu vou falar, todas essas coisas, são imaginárias e eu não tenho nenhum controle sobre elas. Aí começo a ficar ansiosa, ter taquicardia, transpirar, tremer e na hora pode até dar um branco e porque o meu organismo fica tão estressado, que o cérebro entende que precisa economizar energia por causa da sobrecarga e dá o famoso “branco”.
Quem tem transtorno de ansiedade, sofre por antecipação, por medo de que aconteça algo. E esse medo, é limita as nossas vidas. Há muitas pessoas que acabam não saindo, não fazendo determinadas coisas, porque a ansiedade é tão grande, que para evitar possíveis situações, acabam travando. Dependendo do tipo de transtorno de ansiedade, a pessoa pode até ficar em depressão e cometer suicídio. Por isso a procura de ajuda profissional é tão importante.
Mas se a ansiedade não está nesse grau tão comprometedor, mas você se sente desconfortável em algumas situações, há algumas coisas a se pensar que podem ajuda a evita-la.
Nós temos a tendência de querer fazer tudo de forma perfeita e por este motivo, deixamos de fazer muitas coisas porque sempre achamos que não estamos prontos, ou não somos bons o suficiente.
Bem, perfeitos e prontos, nunca estaremos. Sempre haverá algo pra melhorar. Então é melhor fazer logo e ir melhorando ao longo do percurso. Da primeira vez, pode não ser aquela maravilha, mas depois, podemos aperfeiçoar. Não dizem que a prática leva à perfeição?
E precisamos parar de nos culpar também. Pessoas ansiosas tem a tendência de só ver o lado negativo, o que fizeram de errado, são muito preocupadas. Já pensou ter um amigo que aponta o tempo todo, os nossos erros? E se essa pessoa for eu mesma? É isso que acontece…
A nossa mania de perfeição nos leva a dar muita importância ao que os outros vão pensar, aos nossos erros e a sermos nossos próprios carrascos.
Qual o problema de não sermos perfeitos? Ninguém é! Sejamos um pouco mais flexíveis. A nossa saúde agradece!