Um dos diversos trabalhos dos alunos apresentados nas aulas interativas

O lambe-lambe é uma vertente da arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana, com o intuito de transmitir ideias e pensamentos, divulgar as artes ou até mesmo protestos elaborados através de imagens e textos. São espécies de micro-crônicas que relatam situações reais, de forma objetiva, esteticamente atrativa e divertida. Além da  criatividade, a forma e a linguagem embasam esta produção comunicativa tão instigante.

Professora de Língua Portuguesa do Fundamental e Ensino Medio, Jhuliene Fabian Alexandre

Os alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental II, do Colégio ECEL, tiveram a oportunidade de experimentar esta produção, proposta pela Professora de Língua Portuguesa, Jhuliene Fabian Alexandre. O tema, segundo informou a Professora, foi: “Essa é a minha mãe”, e aproveitou este período de distanciamento social para reproduzirem frases mais ouvidas em casa. Entre as frases (que também contaram com expressões artísticas para ilustrar), estão: “Se correr é pior!”, “Não abre o portão para ninguém”, “Pega o casaco”, “Não sei o que seria dessa casa sem mim senhor”, “Quem avisa, amigo é!”, “vai tomar água”, “Mãe eu queria… falou certo, eu queria”, “Tô de olho”, “Mãe é quem prevê tudo”, “Vou contar até 3. 1, 2, 3…”, “Depois a gente conversa”, “Não tem + e nem –“.

A Professora, que também é especialista em Literatura e Estudos da Linguagem, aprovou os resultados da atividade dinâmica, apontando que as produções atenderam as expectativas e mobilizaram os alunos. Ela também explicou o fundamento desta ferramenta de intervenção discursiva.  “Esse novo gênero consiste em um pôster artístico de tamanho e conteúdo variado, de acordo com a intenção de quem o faz. Ele é colado em espaço público, o que o classifica como uma arte urbana que apresenta uma linguagem bem informal”, relatou.

O Colégio ECEL tem mantido, normalmente, os horários de aulas dos alunos, com atendimento diário dos professores, de forma virtual. Além do uso diário dos aplicativos de interação, do Portal Positivo On (Usado para as trilhas, avaliações, revisão de conteúdo), dos livros didáticos do Sistema Positivo de Ensino, os professores e coordenação também mantêm contatos constantes com os pais, importantes parceiros neste processo de distanciamento social. O objetivo é manter a excelência de ensino que há 30 anos fundamenta a qualidade do Colégio ECEL. (Da assessoria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui