Aprender sobre a importância da conscientização ambiental, as atividades práticas que podem ampliar os cuidados com o meio ambiente, a multiplicação de boas experiências como, por exemplo, a produção artística e artesanal através do material reciclável. Estes foram alguns dos temas abordados durante as palestras ministradas pelo artista plástico bandeirantense João do Lixo, com os alunos do Ensino Fundamental II, no Colégio ECEL Positivo, em Bandeirantes. O convite para a apresentação foi da Professora Daniela Izaias Sartori, que trabalha o tema na disciplina de Educação Ambiental.
As temáticas da reciclagem e a proteção ao meio ambiente fazem parte do conteúdo programático do material do Sistema Positivo, trabalhado na instituição. Os alunos ouviram sobre como desenvolver estas ações e acompanharam as explicações sobre os processos de confecção de peças artesanais. O artista plástico realizou, também, uma exposição de várias peças produzidas com garrafas pet, tampinhas de garrafa, lacres de latas de refrigerantes, madeira; materiais primas, segundo ele, encontradas no lixo. Os trabalhos encantaram alunos e professores que viram peças como abajur, brinquedos, porta retratos, peças artesanais.
De acordo com a Professora, esta foi uma grande oportunidade para os alunos conhecerem um pouco mais sobre a vida e história deste grande artista da cidade, conhecido em todo o país pelas suas obras e pela sua militância em prol do meio ambiente. João do Lixo já realizou exposições em várias regiões do país e do exterior, com importantes premiações. Também já teve seu trabalho reportado em programas de televisão, jornais, rádio, internet. O artista teve obra exposta, inclusive, no Palácio do Iguaçu, sede do governo do Paraná.(Da assessoria)