Para você, o que significa o amor? O que é amar? Como você demonstra que ama?

Um casal foi fazer terapia porque o relacionamento deles estava em crise. A mulher reclamava que o marido não dava atenção, só tinha tempo para o trabalho, embora não faltasse nada em casa, morassem numa bela residência e eles tivessem um padrão de vida alto. Ela também trabalhava, mas sempre arrumava tempo para estar com o marido quando ele podia, e dar atenção aos filhos, quando eles estavam em casa. O marido, por outro lado, dizia que trabalhava muito para que tivessem uma vida de luxo e que a esposa estava sendo ingrata.

Um outro casal, também estava em crise. O marido reclamou que a esposa estava sempre mal arrumada quando ele chegava do trabalho, com cheiro de água sanitária nas mãos, e gritava quando ele entrava com os sapatos dentro de casa. Além disso, estava sempre cansada e não tinha ânimo para namorar. A esposa não entendia porque ele reclamava, já que fazia de tudo por ele, deixando a casa sempre limpa, roupas arrumadas, cozinhava bem. Ela até admitiu que eles tinham condições financeiras para manter uma funcionária para cuidar dos afazeres domésticos, que o marido insistia para que ela se cuidasse, mas ela achava que ninguém ia cuidar da casa como ela o fazia.

Eu poderia citar aqui milhares de outros exemplos, mas tenho certeza que muitos se identificaram com esses dois. É como aquele trecho da música ‘Eduardo e Mônica’: “Ela falava coisas sobre o Planalto Central, também magia e meditação. E o Eduardo ainda estava no esquema escola, cinema, clube, televisão”.
De acordo com o escritor e conselheiro matrimonial Gary Chapman, há cinco formas através das quais as pessoas expressam e recebem amor: palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviços, presentes e toques físicos.

Palavras de afirmação: as pessoas expressam o amor através das palavras, dos elogios.
Tempo de qualidade: quando estão com alguém, dedicam aquele tempo dando total atenção à pessoa.
Atos de serviço: demonstram o amor fazendo coisas pelo outro, serviços de casa, consertando coisas, etc.

Presentes: o amor é demonstrado dando coisas materiais.
Toques físicos: não precisa de explicação… carinho, beijos, abraços.
Pode haver a predominância de um jeito de expressar o amor, mas com outras formas também. Então, muitas pessoas não se sentem amadas e muitos relacionamentos entram em crise porque o casal não fala a mesma língua. É como se um falasse alemão e o outro, mandarim. Não se entendem e muitas vezes ficam indignados se o cônjuge reclama que não se sente amado.

É preciso estar atento a isso e perguntar: ‘O que você gostaria que fizesse para sentir-se amada (o)? O que eu poderia fazer para melhorar o nosso relacionamento? ”. Conversar sem pedras nas mãos, com disposição para ouvir sem se ofender e fazer o que o outro gostaria que fosse feito para se sentir amado.

Cada um veio de um contexto divergente, com criações diferentes, experiências diversificadas que vão determinar a linguagem de amor que usam. A comunicação é fundamental entre o casal (e em qualquer tipo de relacionamento) para que a convivência seja harmoniosa e satisfaça a ambos.

Vale lembrar que todo relacionamento precisa de um equilíbrio entre dar e receber. Ambos precisam dar e receber para que o relacionamento se mantenha saudável. E a base de tudo é a disposição, estar aberto para o outro, para as necessidades dele (a). Estejamos atentos.

Cristie Ochiai

Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui