Debate gerou uma série de interpretações e ampliação de conhecimentos

Sociologia, filosofia e artes

Esta conexão tão estratégica da interdisciplinaridade para a ampliação dos debates e dos processos de conhecimentos são sempre muito importantes em uma instituição de ensino. Nesta primeira semana de aula, no Colégio ECEL, este diálogo de áreas ficou bastante expresso através uma atividade de integração proposta pelo professor Felipe Sandoval, de História, Sociologia e Filosofia, que juntamente com o professor Tiago Dedoné, de Artes, História do Paraná e Leitura e Produção de Texto – LPT, trabalharam com os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio, temas como cultura, diversidade cultural e a relação com a alteridade, bem como a interface entre a cultura da comunicação de massa (da mídia) e o desenvolvimento da aceitação ou não do contato intercultural.

O ponto de partida foi a exposição de um vídeo (animação) que tratou das relações entre países e suas perspectivas culturais. No curta-metragem de animação, intitulado: “Imagine uma menina com cabelos de Brasil”, a personagem passa por várias situações com outros personagens (cada um deles, simbolicamente, possui o cabelo no formato de um país, instigando uma reflexão sobre como é promovida, hoje, as relações de afeto, apoio, e também os ataques à cultura e às características diversas). Debate extremamente rico e oportuno, que gerou uma série de interpretações e ampliação de conhecimentos.

De acordo com o professor Felipe, estas relações interdisciplinares são fundamentais para o crescimento intelectual e humanístico dos alunos. “Pensamos, durante o encontro, a relação com as mídias virtuais a partir do seguinte desafio: o mundo virtual e globalizado melhorou ou piorou a aceitação da alteridade? Pois, hoje, foi potencializado o espaço dialógico entre as diferenças, entretanto, se percebe, também, a disseminação do discurso de ódio”, destacou. De acordo com o professor Tiago, que também é jornalista e pesquisador da área de interfaces comunicação e educação – na perspectiva da educação para os meios -, agradeceu o convite do professor Felipe e destacou que esta conexão interdisciplinar é estrategicamente fundamental para expor diversidades de leituras subjetivas no processo de formação humana. Ele também destacou que este ano o Colégio tem prospectado uma série de projetos como Seminários de Pesquisa e Iniciação Científica, que ampliarão, ainda mais, e em todas as áreas de ciências, os debates e acessos dos alunos ao conhecimento. (Da assessoria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui