Há muito tempo, havia duas acrobatas.
Uma delas, a treinadora, era uma pobre viúva, e a pupila era uma jovem estudante. Todos os dias elas faziam suas performances nas ruas para ganhar o suficiente para comer.
Na principal performance, a treinadora equilibrava um bambu na cabeça, enquanto a garotinha subia lentamente até o topo. Uma vez no topo, ela permanecia lá enquanto a treinadora andava pela rua. Ambas tinham que manter-se focadas e em equilíbrio para evitar qualquer desequilíbrio, quedas e machucados e para completar a performance.
Um dia, a treinadora falou para a pupila: “Escute, eu cuido de você e você cuida de mim e assim, nós podemos nos ajudar a manter a concentração, o equilíbrio e evitar um acidente. E com certeza nós teremos o suficiente para comer”.
Mas a garotinha era sábia e respondeu: “Senhora, eu acho que seria melhor se cada uma de nós cuidasse de si mesma. Cuidar de si mesma, significa cuidar de nós duas. Assim, eu tenho certeza que, nós vamos evitar acidentes e ganhar o suficiente para comer”.
Na vida, se você cuida de si mesmo, você automaticamente cuida dos outros.
Aprendendo a nutrir a sua mente e o seu corpo, você naturalmente começa a tratar as pessoas ao redor de você com mais compaixão, amor e gentileza e criar um impacto mais positivo no mundo.
Não há separação. Cuidar de si mesmo (em um sentido espiritual) é como cuidar dos outros. Falando especificamente, cuidar-se, significa manter-se presente ao que está acontecendo no momento, ao que está acontecendo, quais emoções estão sendo despertadas, e como estamos nos comportando diante destas situações.
Será que eu estou reagindo às situações automaticamente, tipo ‘bateu, levou’? Ou será que ao sentir uma emoção que a situação provocou, eu consigo parar, respirar até me acalmar para não reagir de forma a me prejudicar e prejudicar o outro envolvido.
Quando eu cuido dos outros ao mostrar compaixão, amor e gentileza, nós cuidamos de nós mesmos. Então, se você se sentir para baixo, desanimado, vá ajudar alguém que precisa e perceba o quanto de energia você vai ganhar com este simples ato de gentileza.
Eu não estou falando que é fácil. Às vezes, nós ficamos mergulhados no nosso sofrimento, e não queremos ser incomodados. Muitas vezes, nós precisamos de ajuda profissional e o autocuidado também consiste em pedir ajuda.
Mas cuidar de si mesmo não é um ato de egoísmo. Nós só podemos genuinamente ajudar os outros quando ajudamos a nós mesmos, nutrindo-nos de coisas que vão elevar o nosso ânimo, como boas conversas e risadas com amigos, boas leitura, descanso e momentos em família.
Você está se cuidando?