Filmagem foi realizada nas dependências do antigo Termas Yara

Mês passado, o Município de Bandeirantes e a Fazenda Yara (popularmente conhecida como Yara apenas) foram palcos de um evento inédito: referências para a filmagem do longa-metragem ‘A Cápsula’.

Particularmente na Fazenda Yara, a natureza ainda exuberante e as ruínas das Termas e do Hotel serviram de cenários para a produção e filmagem do longa-metragem, que será lançado neste ano em nível nacional.

Um dos produtores executivos do filme, Felipe Cosmos de Oliveira, da Cosmos Filmes, que divide a produção em parceria com a londrinense Kinopus, destaca a importância do local para o projeto. “Desde o início o Hotel Yara já estava em nossos planos de filmagem. Toda essa área nos proporcionou diversos cenários que agregaram muito para a história do filme. A receptividade da Rafaela e sua família, desde nosso primeiro contato até o fim das filmagens, nos deu mais segurança para irmos a Bandeirantes e rodarmos as cenas previstas”, relatou Oliveira. As filmagens em Bandeirantes são parte da totalidade do filme, que também está sendo rodado na cidade de Maringá.

‘A Cápsula’ está sendo produzida em duas cidades: Bandeirantes e Maringá

A equipe composta por mais de 30 pessoas, onde ficaram durante três dias nas dependências da Fazenda Yara, foi recepcionada de forma calorosa e atenciosa pela proprietária Rafaela Martins e do seu esposo Cláudio Delgado. O grupo se hospedou em Bandeirantes e todos os dias se dirigiam para as locações das filmagens, empenhados em contar a história de Mariana (interpretada pela atriz Danielli Pasquini), uma jovem que sobrevive com seu irmão mais novo, Dinho (vivido por três atores em fases diferentes), em um futuro pós apocalípticos.

Mariana, sonhadora, vive imaginando como seria o mundo antes da grande catástrofe, e assim dá ânimo para seu irmão, que sofre de autismo, a superar seus medos, até que encontram uma cápsula do tempo com os relatos de uma outra moça, Ana Paula – a antiga herdeira dos Raymond (ex-donos daquelas terras). Em meio às alegrias e angústias dos relatos de Ana Paula, os irmãos e seus novos amigos seguem viagem em busca das peças de um velho gerador, o que seria a salvação para todo um vilarejo.

Integram o elenco, como protagonistas, os atores Bernardo Hohmann (que faz o personagem Dinho em sua primeira fase), Pedro Henrique Daniel e Luiz Carlos Persy (que interpreta o personagem já velho). A protagonista feminina é Danielli Pasquini e ainda esteve presente a atriz Laura Chaves. Um fato interessante é que nas filmagens, o menino Eduardo Camaleão, de Guapirama, participou da figuração após ter entrado em contato com o diretor do filme e pedido para participar do filme. O diretor concordou e ele passou a integrar o elenco.

O filme ‘A cápsula’, com roteiro e direção de Ribamar Nascimento, está sendo rodado em Maringá e Bandeirantes.

A previsão é de que o filme estreie em dezembro deste ano e mais detalhes sobre as exibições serão divulgadas em breve. Segundo a equipe de produção, o filme é viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti – Audiovisual 2019, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine). A direção de fotografia é do fotógrafo Fábio Mascarin e as fotografias de cenas (fotografia still) ficou a cargo da fotógrafa Lírica Aragão.

O secretário de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal, Bruno Castanho, esteve presente nas filmagens e comentou que foi com muita alegria que Bandeirantes recebeu uma equipe de filmagem, com o elenco de atores e atrizes, equipes de técnicos, fotógrafos, iluminadores, maquiadores e todos os demais profissionais que tornam possível a realização de um trabalho desse porte.

“A escolha das ruinas do antigo e histórico Hotel Yara é fruto do trabalho incessante que a proprietária Rafaela Martins tem feito, ao liberar o acesso a fotógrafos e cinegrafistas para fazerem seus trabalhos nas dependências do antigo hotel. Isso colocou a Fazenda e sua estrutura em destaque nas redes sociais, o que chamou a atenção da produção do filme como cenário ideal para contar parte da estória”, disse ele. Bruno Castanho ressalta ainda que o turismo do Município está em ascensão e com a escolha da Yara certamente trará mais visibilidade para a cidade. Ele lembra que esta é a segunda produção gravada na Yara e ambas contaram com o apoio total dos proprietários, Claudio e Rafaela.

“Ela (a Rafaela), pediu apenas para que fosse dado crédito à Fazenda e à cidade de Bandeirantes, não cobrando absolutamente nada para que as dependências fossem usadas. E além de levar o nome de Bandeirantes, a produção que contou com uma equipe de aproximadamente 33 pessoas, movimentou nesses dias os meios de hospedagens, restaurantes, bares, postos de combustíveis, mercados, comércio em geral e certamente aqueceu a economia local”, finalizou ele.

Maiores detalhes sobre o filme podem ser obtidos nas redes sociais. (Assessoria e redação).

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui