Conferência reuniu várias pessoas para ouvir explicações sobre o SUAS

O secretário de Ação Social, Reginaldo Francisco da Silva, juntamente com a sua equipe realizou na última quinta-feira (22) a 14 ª Conferência Municipal de Ação Social, com o tema ‘Reconstrução do SUAS. O SUAS que temos e o SUAS que queremos’, (Sistema Único de Ação Social-SUAS).

Para o secretário Reginaldo, a conferência é um momento ímpar, já que nesse momento é necessário voltar os olhos para a Ação Social. “Temos que atender as famílias mais necessitadas tivemos a enchente no início do ano que trouxe vários prejuízos, e agora com a chegada do inverno precisamos implementar projetos que nos ajude a atender as famílias que estão em situação de vulnerabilidade”, disse.

Para ajudar as pessoas que estão inscritas no CADÚNICO, a Secretaria de Ação Social oferece cursos que ajudam a empreender no mercado de trabalho, principalmente na área de turismo e gastronomia. “Oferecemos esses cursos pensando principalmente no que a cidade irá oferecer nesses setores, e nessa conferência vamos elaborar projetos e programas para que sejam realizados no futuro”, explicou.

Para ministrar a palestra sobre o SUAS, Daniele Leite foi a convidada e ela falou sobre a importância do sistema e a sua reconstrução. “Precisamos capacitar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e dessa forma facilitar a volta das pessoas ao mercado de trabalho. As pessoas ainda desconhecem muito a Assistência Social e confundem com assistencialismo, afinal de contas a Ação Social não serve apenas para distribuir cestas básicas. A Assistência Social acolhe, inova e trabalha a dignidade humana”, ressaltou.

O prefeito Jaelson Matta também esteve presente ao evento e falou que durante a conferência foi explicado uma visão geral do SUAS. “Precisamos de formas para melhorar a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, pois temos dados que nos assusta; são 1450 famílias no nosso município que recebem o Bolsa Família e uma parcela recebe o auxílio gás; é um número alto. Temos que mudar essa realidade. Por isso o município oferece cursos que ajudam as famílias ter autonomia para melhorar a renda”, destacou o prefeito.

A 14ª Conferência Municipal de Ação Social teve início às 13h e foi encerrada as 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui