Sentir-se bem, um estado de satisfação plena, sensação de segurança, tranquilidade, conforto.
Esse tipo de definição, nós encontramos em qualquer site de busca. Mas o que é o bem-estar e o que isso implica? Vamos pensar juntos?
O seu bem-estar está relacionado sempre a alguma coisa ou alguém, não está?
Isso é normal. As situações nos fazem sentir bem ou mal e as pessoas também, certo? Mas o que isso significa?
Significa que o nosso bem-estar está fora de nós, não está sob o nosso controle. Significa que contingências externas são responsáveis por como nos sentimos e isso não me parece ir muito a meu favor. E por que?
Se para eu me sentir bem, dependo do que está fora de mim, do contexto no qual estou inserida, do ambiente, das pessoas, e o mundo não gira em torno do meu umbigo, parece pouco provável que o bem-estar me acompanhe no meu dia a dia. Faz sentido?
Em 1971 foi feito um experimento psicológico na Universidade de Stanford pelo professor Philip Zimbardo (Experimento da Prisão Stanford), cujo objetivo era investigar o comportamento humano em uma sociedade na qual os indivíduos são definidos apenas pelo grupo. Havia dois grupos: guardas e prisioneiros, todos voluntários que receberiam por hora de participação. Este experimento, projetado para durar duas semanas, teve que ser interrompido antes do previsto (no sexto dia), por causa das implicações psicológicas nos participantes.
Os participantes dos dois grupos passaram a ter comportamentos inerentes ao seu grupo, que em outras condições, não teriam. (Fonte: www.wikipedia.org)
A explicação para isso é que a perda da individualidade leva a uma perda de responsabilidade pessoal, ou seja, passamos a enxergar menos as consequências das nossas ações. Basta pensarmos em como é o nosso comportamento quando estamos em grupo e quando estamos sozinhos. Em grupo, fazemos coisas que sozinhos não faríamos.
Com a perda da individualidade, temos uma sensação diminuída de nós mesmos e passamos a nos identificar com as decisões e ações tomadas pelo grupo, mesmo que não contribuam para o nosso bem-estar.
E qual a relação com o tema de hoje?
Tendemos a achar que a responsabilidade para o nosso bem-estar está fora de nós. E vocês perceberam o perigo que isso envolve?
Ninguém é responsável pelo nosso bem-estar, a não ser nós mesmos. Nosso parceiro não é, nossos filhos não são, nossos pais, nosso trabalho também não. Somente nós mesmos somos responsáveis pelo nosso bem-estar. Achar que os outros são responsáveis, é muito fácil, principalmente quando queremos culpar aos outros pelas nossas insatisfações.
Se não gostamos da vida que estamos levando, da pessoa que está ao nosso lado, do trabalho, somente nós podemos fazer algo a respeito. E se a insatisfação bateu na porta, talvez seja hora de pensar se estamos bem conosco. Vamos encarar a verdade e assumir a nossa responsabilidade.
A fonte do bem-estar, satisfação e conforto, está dentro de nós e de mais ninguém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui