Autoridades da região e do Estado recepcionam ministro e prestigiam inauguração

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, esteve em Cornélio Procópio na sexta-feira, dia 25, para inaugurar o Bloco ‘S’ do campus da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). O evento marcou a primeira visita do ministro a uma universidade desde que assumiu a pasta no início deste mês.

Ministro da Educação

O novo espaço inaugurado possui investimento de R$ 8,2 milhões, e conta com cinco pavimentos em uma área total de 4 mil m², que irá abrigar laboratórios, sala de apoio pedagógico, sala para coordenações e de reuniões. Segundo o ministro Ricardo Vélez Rodríguez, o modelo de universidade tecnológica é de grande importância para o desenvolvimento do país. “A nossa primeira obrigação é ter pontes com o sistema produtivo. Nós podemos decuplicar a produção nacional de riquezas se projetarmos nossos cursos, sobretudo da área tecnológica, para dinamizar o sistema produtivo. Mas onde está a ponta para a criação dessa inovação? Nos polos tecnológicos federais. Esta universidade está projetada para ser um polo de desenvolvimento tecnológico que se irradia pela sociedade”, disse.

Para o reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, as universidades públicas são importantes e fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa brasileira, uma vez que são nessas instituições onde parte significativa da pesquisa nacional é produzida. “O Brasil precisa das universidades públicas. Tome como exemplo o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA), que é a mais importante universidade do mundo. Ela é a mais importante porque faz pesquisa. E a pesquisa brasileira é feita nas universidades públicas. Esse patrimônio vai transformar o Brasil. A educação é a única possibilidade que temos para ter um país diferenciado”, destacou Pilatti.

Durante solenidade, o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, saudou o ministro e comitiva, afirmando que a cidade e a região estavam orgulhosas e lisonjeada pela deferência ao iniciar a primeira visita oficial no Município. “Que esta seja a primeira de várias visitas a nossa cidade e a nossa região”, afirmou e entregou ao ministro uma lembrança da cidade.

Rodriguez também foi saudado pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, que pediu apoio do presidente Jair Bolsonaro na inclusão da região nos projetos do Ministério da Educação.

O deputado federal Alex Canziani também agradeceu a presença do ministro Ricardo Vélez Rodriguez em Cornélio Procópio. “O ministro inaugura uma nova ala para esta Universidade totalmente comprometida com o desenvolvimento regional, através da educação profissional”, disse Alex. O parlamentar pediu ao vice-governador Darci Piana que seja o represente oficial da região na condução do projeto de implantação do curso de Medicina na UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), também em Cornélio Procópio.

Representando o governador Carlos Massa Junior, o vice-governador Darci Piana agradeceu o empenho do ministro em questões do Estado do Paraná, que começarão a ser debatidos a partir desta semana em Brasília. “Participei com muita honra, ao lado do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, da inauguração do Bloco (S) desta importante e tradicional instituição de Ensino Superior. Que este seja o primeiro de muitos projetos que o Paraná precisa nesta área educacional”, afirmou.

SOBRE O CÂMPUS – Implantado em 1993, o Câmpus Cornélio Procópio ocupa atualmente uma área de 65 mil m² e oferta oito cursos de graduação – Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – e sete programas de pós-graduação – Bioinformática, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Informática, Ensino de Matemática, Administração Pública em Rede Nacional, Matemática em Rede Nacional. A incubadora de inovações tecnológicas do câmpus congrega 18 empreendimentos, que contribuíram na geração direta de mais de 300 empregos nos últimos três anos. (Da redação com assessorias).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui