A Câmara de Vereadores de Bandeirantes, no Norte do Paraná, está promovendo de 22 a 26, a Semana de Conscientização ao Junho Verde. A mobilização social é voltada ao combate dos maus-tratos e do abandono animal. Sob o tema ‘Respeitar os animais é respeitar a vida’, a iniciativa ganha relevância com a aprovação da Lei Municipal nº 4669/2026, que institui oficialmente a Política Municipal de Proteção, Bem-Estar e Defesa dos Animais na cidade.

Realizada pela casa legislativa em parceria com a ONG Reviva e o Projeto Bicho, o movimento busca conscientizar a população sobre a dignidade animal e a responsabilidade coletiva em sua proteção. O abandono e a negligência configuram crimes graves respaldados pela Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda, para quem praticar atos de abuso ou mutilação contra animais silvestres, domésticos ou domesticados.
A programação do evento conta com atividades educativas que deram início na segunda-feira (22) e seguem até sexta-feira (26), na sede do Legislativo Municipal, que inclui palestras, exibição de vídeos, orientações sobre adoção consciente e ações pedagógicas voltadas para alunos de escolas convidadas. No dia 26, às 08h, haverá uma apresentação especial do Canil da Polícia Militar.

O encerramento ocorre no sábado (27), das 09h às 11h, com uma ação de panfletagem e orientação direta sobre bem-estar animal na esquina das Casas Pernambucanas.
Diante de suspeitas ou flagrantes de crueldade, os organizadores reforçam a importância de acionar a Polícia Civil ou utilizar o Disque Denúncia, pelo telefone 181.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui