Termina nesta sexta-feira, dia 31, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A Secretaria de Saúde de Bandeirantes, através do Setor de Imunização, orienta o público-alvo que ainda não recebeu a dose a procurar o posto de saúde mais próximo e garantir sua imunização.
Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Carla Zanatta, levantamento realizado até sexta-feira (24) o quadro de doses aplicadas era de 70% no geral. “Sendo que crianças com idade de seis meses a cinco anos incompletos atingimos 57%; trabalhadores da saúde 90%; gestantes 72%; puerperas 98%; idosos 82%; professores 91%; comorbidades 50%; e policiais 74 doses. É importante que as pessoas dos grupos prioritários busquem se prevenir. A gripe mata”, alertou.
De acordo com a secretária de Saúde, Daiane Tomé, com a aproximação do inverno ocorre aumento do número de casos de pessoas com Influenza. “E por isso reforçamos a necessidade de que o público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde receba a dose da vacina que está à disposição”, destacou. A secretária explicou ainda que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem evoluir para casos graves da doença, internações e óbitos.
Dados da SESA (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) confirmaram o aumento de óbitos provocados pela gripe. São 109 casos com 31 mortes até semana passada.
A campanha nacional de vacinação quer imunizar 90% dos grupos de crianças com idade entre seis meses e cinco anos; gestantes; puérperas; idosos, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e policiais civis e militares.
O Ministério da Saúde informou, em nota, que, em relação ao ano passado, houve alteração de duas cepas na vacina. Em função da mudança na composição, a pasta considera “imprescindível” que os grupos selecionados recebam a nova dose este ano ainda que já tenham sido imunizados anteriormente.