Alunos da rede pública participaram de palestras e foram avaliados quanto à postura correta

Alunos de escola rural e urbana da rede pública participaram recentemente do projeto desenvolvido pelo Centro Municipal de Fisioterapia (CMF) de Bandeirantes. Sob orientação da coordenadora do CMF, fisioterapeuta Letícia Feriato, o projeto denominado ‘Postura nas Escolas’ contou com a parceria dos acadêmicos estagiários do último ano do curso de Fisioterapia da Universidade Anhanguera Unopar/Campus Bandeirantes: Ana Júlia, Andresa, Cindy e Luana. O projeto ‘Postura nas Escolas’ foi aplicado na Escola Rural Felipe de Almeida Campos (Distrito Nossa Senhora da Candelária/Sertãozinho) no último dia 21, e no Colégio Estadual Ensino Profissionalizante (CEEP) Ozório Gonçalves Nogueira, no último dia 23.

Segundo a coordenadora Letícia Feriato, a princípio, o projeto foi destinado aos alunos no ensino fundamental 2 e médio, onde assistiram apresentação de palestra com cunho científico pedagógico, o qual houve abordagem para informações e conhecimentos básicos sobre anatomia e as alterações posturais. Ao final, foi realizada uma análise do peso corporal x peso da mochila. No resultado da avaliação feita, na Escola Rural Felipe de Almeida Campos, 16% dos estudantes tinham mochilas mais pesadas que 10% do seu peso corporal (limite estabelecido para o peso da mochila). Os membros do projeto ‘Postura nas Escolas’ orientaram os alunos devidamente sobre os riscos e as alterações que devem ser feitas. Já no CEEP Ozório Gonçalves Nogueira, após a palestra com os estudantes, a equipe do projeto ‘Postura nas Escolas’ realizou a análise concluindo que, o peso da mochila ficou dentro dos padrões da normalidade, contudo, a forma de utilização das bolsas estava sendo feita de maneira imprópria. Foram encontrados também alunos com diversas alterações posturais e sobrepeso. Todos foram devidamente orientados pela equipe.

A coordenadora do CMF, fisioterapeuta Leticia Feriato explicou que o objetivo do projeto é conscientizar as crianças e adolescentes quanto a melhora da postura para que futuramente eles não tenham problemas devido à má postura, alterações músculo esqueléticas, processos degenerativos precoces e outros problemas.

O CMF de Bandeirantes é referência em toda a região pela excelência de qualidade nos serviços prestados pelos profissionais fisioterapeutas que lá atuam, realizando mais de 150 atendimentos/dia. (Assessoria e redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui