Tudo que vai ser colocado aqui, é bastante óbvio, mas nem sempre temos essa consciência. Por diversos motivos, muitos deles inconscientes, acabamos aceitando, porque sempre tem sido assim.

A primeira coisa é: desrespeito. É quando alguém te trata mal, não sem importando com os seus sentimentos ou o seu valor, como se pisassem no seu coração. Independentemente do que levou a pessoa a te tratar mal (há pessoas que simplesmente não aprenderam a tratar os outros de forma diferente), saiba que você merece ser tratado da melhor forma possível, com respeito e gentileza, pelo ser humano incrível que você é. Lembre-se que você não é um capacho para ser pisado.

Apenas diga que não gostou, sem levantar a voz e retire-se. Seus limites precisam ser respeitados e se você não mostrar quais são eles, talvez as pessoas não saibam. Honre-se, fale a sua verdade quando necessário e cerque-se de pessoas que o elevam e respeitam por quem você é. A manipulação também não deve ser aceita. Isso é quando alguém quer obriga-lo a fazer algo que você não quer ou tenta controlá-lo, como se você fosse uma marionete. Mas você não é.

Você tem pensamentos, sentimentos e vontade, próprios. Você pode e deve fazer suas próprias escolhas e decisões. Não importa o que os outros digam, se você sente que o outro está querendo te manipular, é importante mostrar que você pode tomar as suas próprias decisões, impor os seus limites e dizer não. O desconforto é um claro indicativo de que os seus limites estão sendo ultrapassados. E se você sentir insegurança ou medo, converse com alguém de sua confiança sobre a situação. Ele pode ajuda-lo a descobrir a melhor maneira de lidar com tudo. E confie nos seus instintos. Se algo não parece certo, provavelmente não é.


Outra coisa que não deve ser aceita: negatividade. Há pessoas que estão o tempo todo para baixo, sentindo-se tristes, amedrontadas ou com raiva, como se tivessem uma nuvem negra sobre a cabeça. Se você perceber que o tempo todo está em um desses estados, tome cuidado. Você pode afugentar essa nuvem cinzenta, escolhendo fazer algo a respeito. Se não consegue sozinho, procure ajuda.

Muitas vezes esses estados estão tão arraigados que se tornam hábitos difíceis de mudar sem uma intervenção profissional. Considere também observar como está a sua vida espiritual, a sua conexão com Deus, com o Criador. Quanto mais forte essa conexão, mais rapidamente poderemos sair de estados negativos.
Observe as pessoas à sua volta. Sobre o que elas falam? Como elas se comportam? Isso pode ser um forte indicativo do porquê você está do jeito que está, da realidade que está criando para si mesmo. Foque em pessoas e coisas que tragam alegria e evolução para a sua vida.

E para finalizar, uma coisa que nunca devemos aceitar é o abuso, algo que te machuca, seja fisicamente ou com palavras o façam sentir-se com medo, assustado ou chateado.
Você merece ser tratado com gentileza e respeito. Merece ser ouvido e compreendido. Merece sentir-se seguro e amado. Apesar de saber que muitas pessoas que não agem como gostaríamos e são abusivas, vem de lares problemáticos, ainda assim não devemos aceitar esse tipo de comportamento.

O abusador certamente precisa de ajuda e você, que muitas vezes pode achar que é a pessoa errada na situação, provavelmente precisa também, para entender o porquê aceita esse tipo de comportamento que põe em risco a sua integridade física, mental e espiritual.

 

Cristie Ochiai

Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui