Por que é tão difícil largar um manipulador emocional?
Você já se pegou perguntando a si mesmo: “Será que eu sou o problema neste relacionamento? Talvez eu precise me esforçar mais. Acho que não sou boa/bom o suficiente.
Às vezes você pode se encontrar preso em um relacionamento que não é bom para você, mas por alguma razão você não consegue sair.
Pode ser que você pense que é um problema de comunicação ou apenas a pessoa tem estado muito ocupada ultimamente, mas pode haver algo mais profundo acontecendo, para que a pessoa com a qual você está se relacionando, ganhe controle sobre você.
Existem algumas técnicas que um (a) manipulador (a) usa para ganhar controle emocional.
No início ele (a) elogia muito. Elogia sua roupa, suas qualidades (inteligência, por exemplo). E diz quão sortudo é, por estar com você. Ele te faz se sentir a pessoa mais especial do mundo te dando atenção, presentes, mas isso não é feito de forma genuína, por amor. É apenas para que você baixe suas defesas e fique dependente dele. E à medida que o relacionamento se desenvolve, ele vai se tornando frio, cruel e até mesmo abusivo.
E quando você se afasta, ele vai usar as mesmas táticas iniciais para prendê-lo. Então, se algo parece rápido demais, cedo demais ou bom demais para ser verdade, confie no seu instinto.
É importante se desligar o mais rápido possível porque se um manipulador percebe que você está se afastando, ele vai fazer de tudo para trazê-lo de volta usando, além das táticas do início, promessas de que vai mudar, vai melhorar. Mas são promessas vazias, apenas para que você volte. E o problema é que se depois você quiser ir embora, ele vai usar as mesmas táticas e o ciclo se repetirá novamente.
Então, se você perceber isso, corte o contato a todo custo. Se não puder cortar totalmente, porque tem filhos, por exemplo, limite e evite ter reações emocionais que ele espera que você tenha.
Ele pode usar também ameaças ou culpa para fazer você se envolver. Não caia nesses truques. Esse tipo de pessoa é habilidosa em brincar com suas emoções porque é uma maneira eficaz de fazer você ceder e vai usar isso sem dó.
Outra forma de manipulação é o apelo emocional. É muito comum frases como: “Como você ousa me questionar depois de tudo que fiz para você? Você não liga para mim!” São birras carregadas de emoçõess exagerada que explodem quando você faz algo que essa pessoa não gosta. E aí, de repente você se pega pisando em ovos, sempre com medo de desagradar a pessoa, ou cedendo aos caprichos e vontades dela para evitar mais explosões de raiva ou irritação.
Então, quando um manipulador usa a culpa para manipulá-lo, saiba que você não é responsável pelas emoções ou problemas dele. Estabeleça limites claros, permaneça firme em suas decisões e não deixe que a culpa que ele vai certamente colocar em você, te faça duvidar de si mesmo. Lembre-se que você tem o direito de proteger seu bem-estar, dizendo não.
Outro comportamento típico é mudar do dia para a noite. Num dia diz o quanto te ama, quão grato é por ter você e no outro dia, te ignora, como se você não existisse.
A ansiedade e a incerteza em não saber o que está acontecendo, ou o que você pode ter feito para aborrece-lo, dá a ele todo o controle sobre você e o relacionamento.
Estar ao lado de uma pessoa assim pode deixa-lo inseguro, confuso e isolado, já que toda sua atenção está voltada para ele, certificando-se o tempo todo se você não fez nada para deixa-lo aborrecido. Você muitas vezes pode até duvidar da sua sanidade mental, tamanho rastro de destruição que esse tipo de pessoa faz na sua vida.
Se você percebe que está nesse tipo de relacionamento, procure ajuda o mais rapidamente possível.