A grandiosidade de uma situação é uma escolha. O fracasso de uma situação, também é uma escolha. Perder, ganhar, a mediocridade, a superação. Tudo isso são decisões que tomamos diante de acontecimentos diários nas nossas vidas. Nenhuma delas existe sem a sua permissão, a sua aprovação. Isso não quer dizer que as circunstâncias externas não exercem um papel forte na sua vida, é claro que sim. Mas elas são apenas peças de um todo que é a sua vida. Cabe a você olhar cada uma dessas peças, dar a importância que você quer e, juntando todas elas, contar a história que você deseja contar no futuro.
O que eu quis dizer com “o fracasso é uma decisão”? O fracasso é apenas um ponto de parada, como se o seu carro da vida tivesse que fazer um pit stop para trocar pneus, abastecer o carro, verificar se tudo está funcionando bem, trocar algumas peças talvez. Não significa que você tropeçou, errou. Significa que algo saiu diferente do que você imaginava e é o momento que você tem para rever os seus passos e tomar um novo rumo. Tampouco você precisa catar os cacos do seu orgulho do chão e se refazer.
Claro que às vezes é assim que nos sentimos, quebrados em pedaços porque nossas expectativas foram totalmente frustradas. Mas imagine se um piloto, ao ter um pneu furado, ficasse parado dentro do carro se lamentando? Isso seria improdutivo e provavelmente ele acabaria perdendo a corrida, sem ao menos ter trocado o pneu.
Você provavelmente já ouviu dizer que quem não falha, é quem não faz nada. Ao longo da vida passaremos por diversas situações que vão frustrar nossas expectativas. Encare-as como experiências que permitem que você as olhe como situações podem te ensinar diversas coisas.
Uma maneira de sair da inércia diante de uma situação deste tipo é olhá-la como se tivesse acontecido com o seu melhor amigo.
O que você diria a ele? Quais possíveis soluções você daria ao caso? Quando olhamos a situação como se estivesse acontecendo uma pessoa querida, possivelmente tentaríamos ao máximo encontrar uma forma de resolvê-la. Então, não seja o seu próprio carrasco. O seu poder é decidir se fica travado ou se segue em frente, levando o aprendizado sobre a situação. Não vale a pena apagar todas as suas conquistas apenas porque algumas não tiveram o resultado esperado.
Todos nós lidamos com dificuldades. O diferencial é algumas pessoas se deixam consumir por elas e outras, as encaram com obstáculos a serem transpostos que as permitem ficar mais fortes em direção aos objetivos que almejam. Não importa o tamanho dos obstáculos. Estas pessoas já decidiram pegar as experiências negativas e transformá-las em ingredientes necessários para encontrar um caminho e seguir adiante. Este também é o seu poder: decidir persistir para que não encontre pontos finais, e sim, novas oportunidades de crescimento.
Cristie Ochiai
Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing