“A única maneira de evitar críticas é não dizer nada, não fazer nada e não ser nada” (Aristóteles)

Não permita que pessoas que desistiram dos próprios sonhos, por falta de coragem, te façam desistir dos seus. Não pense que somente seus inimigos ou pessoas que não gostam de você, vão te desencorajar. Muitas vezes, a família e amigos não vão lhe dar o apoio esperado. Sua família geralmente quer o melhor e se te desencoraja a ir em busca de um sonho, é para evitar que se machuque. Afinal, ela é condicionada a lhe manter longe dos perigos desde que era criança. Contudo, você não é mais uma criança. Você é um adulto, um homem, uma mulher, e é mais forte do que imagina.
Você é um indivíduo com opiniões próprias e responsável pela sua vida, pelas suas decisões e é capaz de fazer as suas próprias escolhas. E mais ainda, é capaz de lidar com as consequências, mesmo quando as coisas não saírem do jeito que imaginava. Pode ser que você tenha crescido acreditando que não era capaz, que precisava ser protegido, e que talvez nem consiga expressar suas opiniões porque sempre tinha alguém que falava por você. Vejo isso acontecendo com frequência.

“Eu vou falar por tal pessoa porque ela não vai saber dizer o que pensa ou o que sente”. Como foi condicionado a ter alguém te protegendo ou falando por você, pode acabar tendo dificuldades em lidar com as situações que não acontecem dentro das suas expectativas ou com críticas, sejam elas construtivas ou destrutivas.
Não foi permitido a você viver experiências que preparassem para a forma adulta, sabendo quem é, do que é capaz, tomando decisões assertivas, fazendo escolhas congruentes com as metas que quer atingir. Quando surge uma opinião ou crítica ao que faz ou ao que é, isto pode afetar profundamente a autoestima, já que a toma como uma verdade, quando muitas vezes, não é.
Geralmente a opinião dos outros não corresponde à sua realidade. Só você conhece o seu contexto e sabe o que é melhor para si. Não deixe que as críticas façam desistir do que quer, dos sonhos e, principalmente, de você mesmo.
Percebo que muitas pessoas estão destruídas por dentro e tornaram-se adultos inseguros, com baixa autoestima, já que aquelas que deveriam ser fontes de afeto, atenção e encorajamento, não agiram como tais, talvez porque também não receberam tudo isso e não podem dar o que não receberam.
Se você percebe que está assim, reagindo negativamente às críticas e que isso afeta profundamente a sua autoestima, busque se conhecer com terapia, treinamentos de desenvolvimento pessoal, conversas com pessoas que podem agregar valor à sua vida. Você pode estar de uma forma que não gosta, mas não precisa continuar assim.

Cristie Ochiai 

Apresentadora do Programa de TV na Web ConVida, Terapeuta em Constelações Familiares, Hipnose e Thetahealing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui