Imagine ter uma mente tão forte que nenhum insulto, nenhum fracasso e nenhum revés pode afetá-la?
Isso não é uma fantasia. É possível tornar-se emocionalmente forte com alguns hábitos que podemos desenvolver.

A verdadeira força não está em suprimir as emoções, mas transformar o caos em aprendizado.
Não são apenas hábitos que podem ser desenvolvidos, mas armas contra o medo, estresse e fraquezas.
Se você já se sentiu oprimido pelos desafios da vida e quer desenvolver uma mentalidade forte, há algumas medidas que você pode usar para se fortalecer e ter mais controle sobre si mesmo.

Imagem-de-Gerd-Altmann-por-Pixabay

1 –  Faça uma pausa entre a emoção que você sentiu por causa de uma situação ruim e a resposta que você vai dar. Respire profundamente. Essa pausa vai permitir que você aja com sabedoria e não reaja de forma impulsiva, o que pode te levar ao arrependimento.
Agir de “cabeça quente” pode ter consequências irreparáveis.
As emoções são como ondas: intensas no início, mas sempre passam.

2 – Reformule cada situação caótica como um desafio que traz um aprendizado para a sua vida. Cada vez que alguém te criticar, desrespeitar ou tentar te deixar para baixo, você tem duas opções: tomar isso como pessoal ou como uma oportunidade para aprender que nem tudo é sobre você. Pode ser que a pessoa não esteja bem e esteja apenas colocando para fora as dores que ela carrega.

3 – Quando se sentir desconfortável com alguma situação, encare-a de frente. Pergunte-se: Por que estou me sentindo assim? Será que isso que estou sentindo tem mesmo algo a ver com o que aconteceu ou me fez lembrar de algum desconforto que eu já vivi? Será que estou exagerando?
Parar para refletir pode te ajudar a diminuir a sensação ruim porque você pode perceber que a sua mente pode estar reagindo de forma exagerada à situação ou que está buscando conforto na comida, nos jogos, ou outros prazeres temporários. Mas a verdadeira liberdade vem quando você encara a situação e percebe que ela não via durar para sempre, a menos que você permita que ela te controle.
Quando a frustração chegar, não reaja.

4 – Mude a perspectiva sobre um problema. Isso significa olhar cada situação adversa de outra forma.
O sofrimento não vem das coisas que nos acontecem, mas da forma como as interpretamos.
O que uma pessoa enxerga como um desastre, pode ser vista como uma oportunidade por outra. Esse é o poder que a mudança de perspectiva pode te proporcionar, a habilidade de transformar qualquer desafio que te enfraquece, em uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

A mesma situação pode ser encarada como uma tragédia ou como um recomeço. Tudo depende do seu ponto de vista.
Escolha sempre agir de forma a se fortalecer e aprender. Isso vai permitir que cada vez mais, você não seja derrubado pelos reveses da vida e se fique emocionalmente mais forte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui