Apesar dos desafios que a Educação nos municípios brasileiros têm enfrentado, a mobilização dos profissionais tem feito a diferença, pois educação é uma missão social e um direito constitucional essencial em todas as comunidades.

Em Itambaracá, a Secretaria Municipal de Educação, todos os profissionais que compõem o setor têm se dedicado ao enfrentamento dos desafios, buscando programas, projetos e metodologias que possam ajudar o alunos a terem acesso aos conhecimentos, mesmo em período pandêmico de tantas adversidades. O trabalho de formação dos professores, incentivo às novas práticas e dinâmicas, além da mobilização dos que sonham com educação de qualidade, têm sido grande.

Das ações já realizadas, professores foram recepcionados pela secretária Municipal de Educação, Gilmara Ferreira, e sua Equipe Pedagógica na Escola Municipal João Paulo II, onde a mesma fez uma fala de acolhida aos presentes, vale lembrar que foi respeitado todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Após, foi realizada no mesmo local, a distribuição de aulas para professores efetivos da Rede de Ensino do município.

Também aconteceram as reuniões pedagógicas entre diretora da Educação, Assessoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoras Pedagógicas das Instituições de Ensino, com fins para assessoramento aos temas abordados na Capacitação realizada no início do ano letivo e o fomento de novas prospecções e projetos. Ainda, preocupados com a educação do município, toda equipe da Secretaria Municipal de Educação está realizando reuniões com a direção e coordenação pedagógica dos CMEIs e Escolas Municipais com a finalidade de buscarem estratégias de ensino para adequar as realidades de cada instituição, pois o vínculo com alunos e suas famílias não pode ser diminuído. Dessa forma, a Equipe está prestando apoio aos professores em relação a preparação das aulas com vídeos e atividades físicas (impressas).

“Desta maneira, os conteúdos escolares estão sendo trabalhados por meio de vídeo aulas, áudios explicativos, entrega de apostilas impressas realizadas pelos professores do Ensino Fundamental (anos iniciais), e entrega de atividades físicas e vídeo aulas pelos professores da educação infantil”, explicou a secretária da Educação, Gilmara Ferreira.

PROJETOS E CAMPANHAS – Nestes primeiros meses da nova gestão foi confirmada a renovação da parceria com a Sicredi do Programa ‘A União Faz a Vida’ entre a Educação Municipal com a instituição financeira. Também pela Sicredi foi distribuído aos CMEIs e Escolas Municipais, totters (suporte de álcool em gel) como contribuição aos cuidados no retorno às aulas presenciais, e ainda fizeram entrega de kits para prevenção quanto a higiene contra a Covid-19. Além disso, a equipe Sicredi também promoveu formação online aos professores no mês de fevereiro.

Ainda sobre capacitação e motivação, o professor e jornalista Tiago Dedoné, realizou de forma online palestra com o tema ‘Professores: Gestores da Esperança’.

A Secretaria Municipal de Educação realizou campanhas de conscientização sobre cuidados preventivos em relação a Covid-19, por meio de mídias tecnológicas, com total apoio e colaboração dos professores. Outra ação importante foi homenagem aos zeladores das Instituições de Ensino com entrega de uma mensagem e uma máscara de proteção.

A Comissão Organizadora para a realização do PSS (Processo Seletivo Simplificado) para contratação temporária de professores já se reuniu e em breve o edital deverá ser concluído.

“Estas são algumas das várias ações que já ocorreram, ou, que estão sendo projetadas. Gostaríamos de agradecer o empenho e dedicação de todos os professores e direção na organização das atividades pedagógicas para atender nossos alunos”, enfatizou a secretária Gilmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui