O fortalecimento do agronegócio paranaense ganhou um novo capítulo com a realização do sétimo Encontro Regional de Líderes Rurais de 2026, em Cornélio Procópio. Promovido pelo Sistema FAEP, o evento reuniu 241 produtores e lideranças da regional de Santo Antônio da Platina, elevando o público total da atual edição para 1.724 participantes ao longo de sete etapas. Sob o tema “Da família, a liderança. Do protagonismo, a força do agro”, a agenda do dia concentrou debates sobre sucessão familiar, o lançamento do terceiro ciclo do projeto Sindicato Protagonista e discussões sobre o cenário político e econômico do setor.

Ágide Eduardo Meneguette, presidente do Sistema FAEP, destacou que o planejamento é o divisor de águas entre a continuidade e o fim de um negócio rural, diferenciando a figura do herdeiro passivo da do sucessor capacitado, que acompanha a rotina do campo. Complementando a visão institucional, Cristiano Leite Ribeiro, do Sindicato Rural de Cornélio Procópio, e Aristeu Sakamoto, presidente do Núcleo de Sindicatos do Norte Pioneiro — que utilizou a expressão japonesa ganbatte para incentivar o empenho dos jovens —, reforçaram a necessidade de união para honrar o legado do setor. Na prática, essa transição foi ilustrada pelo agrônomo Gianluca Margotto, de 26 anos, que pontuou a comunicação e a abertura para novas tecnologias como fundamentais no trabalho conjunto com o pai, em Andirá.

Do ponto de vista estratégico, a especialista Mariely Biff alertou para o impacto emocional dos conflitos familiares, que costumam ser o principal motivo da descontinuidade de empresas no campo. Segundo ela, os fundadores precisam enxergar a sucessão não como o fim de sua utilidade, mas como a oportunidade de estruturar e perpetuar seu patrimônio de forma coletiva. A relevância socioeconômica do debate também foi endossada pelo prefeito de Cornélio Procópio, Raphael Sampaio, e pelo deputado federal Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Lupion aproveitou o espaço para detalhar a articulação em Brasília pela aprovação do Projeto de Lei 5.122/23 no Senado, que visa a renegociação de dívidas rurais.

Paralelamente às discussões familiares, o Sistema FAEP abriu oficialmente as inscrições para o terceiro ciclo do projeto Sindicato Protagonista, iniciativa voltada à sustentabilidade das entidades sindicais que oferecerá bonificações de até R$ 7 mil para os participantes. O impacto do programa foi comprovado pelos dados do ciclo recém-encerrado (2025-2026), no qual 105 sindicatos participaram e conseguiram ampliar de 375 para 394 o número de representantes em conselhos municipais, garantindo maior peso nas decisões públicas locais. As inscrições para a nova etapa seguem abertas até 17 de julho pelo site da federação. Após passar por sete municípios, o roteiro dos Encontros Regionais seguiu para o oitavo em Londrina. Em julho, a rodada será em Guarapuava, Bituruna e Lapa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui