Reunião realizada recentemente entre entidades que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher em Bandeirantes, ampliou o diálogo sobre garantia de direitos e a promoção da segurança para as cidadãs do município.
De iniciativa da recém instalada Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, o encontro foi conduzido pela procuradora e vereadora Flávia Silva, que destacou a importância do comprometimento em alinhar trabalhos e ações, buscando uma atuação integrada e coordenada no combate à violência de gênero. “Essa união de esforços é essencial para identificar as necessidades da comunidade, implementar estratégias eficazes de prevenção, oferecer suporte adequado às vítimas e responsabilizar os agressores”, comentou.
Ao atuar em estreita colaboração com outros órgãos e instituições, como o Núcleo Maria da Penha (Numape), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Secretaria de Assistência Social, o Conselho Tutelar, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), a Polícia Civil, a Patrulha Maria da Penha e o Ministério Público, a Procuradoria da Mulher visa fortalecer a rede de proteção, assim como busca otimizar o fluxo de atendimento e a efetividade das medidas protetivas. A vereadora ressaltou o envolvimento de todos em uma só causa, e sublinhou a importância da união de diferentes setores da sociedade para enfrentar um problema complexo e persistente que é a violência contra a mulher.
“Este problema não é uma questão isolada, mas sim um problema social que exige uma resposta articulada e abrangente, com envolvimento de todos, sim”, afirmou.