Aniversário de Bandeirantes

Duas ocasiões importantes para a população bandeirantense comemorar neste final de semana. A primeira, hoje, sábado dia 14, o Município completa 86 anos de emancipação político-administrativa.

Olhar para trás é sem dúvida motivo de orgulho para muitos moradores, porque são décadas de histórias construídas em diversos momentos de fatos e acontecimentos políticos, econômicos e sociais que configuraram o desenvolvimento da cidade. O Município, até a década de 1920, era uma região bruta e foi habitada por povos indígenas da tribo caingangue. Oficialmente, a cidade teve início na Invernada (bairro rural próximo ao cemitério municipal) quando houve ali a formação do primeiro povoado. Com a chegada em 1930 da Companhia de Ferrovia São Paulo-Paraná, ao redor da Estação Bandeirantes começou a constituição de vilarejos e a partir dali seguiu a expansão para outras regiões. Toda a condição de povoado ficou para trás.

Aniversário de Bandeirantes

Atualmente, Bandeirantes se tornou referência educacional, possui comércio pujante e agricultura diversificada. Sim. A cidade evoluiu, sem dúvidas. Em alguns períodos, houve mais avanços, em outros menos. Contudo, é mérito de todos os moradores e governantes que já passaram pelos poderes, seja no Legislativo ou Executivo, das conquistas positivas revertidas em prol das comunidades.

A segunda comemoração é amanhã, dia 15. A festa da democracia com as eleições municipais. Os eleitores irão escolher o prefeito e vice-prefeito (a) para conduzirem a cidade nos próximos quatro anos, e também os 13 vereadores para representá-los na Câmara Municipal.

Sem paixões partidárias, sem base sobre materiais fakes vinculados nas redes sociais – que não foram poucas -, o eleitor tem a responsabilidade de avaliar de forma racional e coerente as propostas dos candidatos e o perfil dos candidatos.

Os próximos gestores da administração pública terão grandes desafios pela frente e é o seu voto que fará a diferença para o futuro de Bandeirantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui