– Com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, estamos indo para a minha 27ª participação como colunista de esportes neste conceituado jornal.
– Ao acordar, lembre-se de primeiro agradecer a Deus. Em sequência, não se esqueça de que o Criador irá governar o seu dia. Depois, pare de reclamar dos desafios que tem pela frente. E, por fim, creia e coloque tudo nas mãos do Criador, e tenha a convicção de que Ele sabe o que é melhor para você!
– Roberto Rivelino, o Riva, disse que se a seleção de 70 jogasse contra a atual seleção hoje, a de 70 iria vencer de 1 a 0 ou 2 a 1. Aí o repórter perguntou: “Mas não seria um placar maior, Riva?”. Riva respondeu: “É que hoje não teríamos mais o Pelé e a gente já tem 80 anos…”.
Romário disse que a CBF se precipitou em renovar com Ancelotti por 4 anos antes do término desta Copa, assim como havia feito com Tite.

* Menino bom: Fernandinho da Heligás. Puxei a sua “capivara” e não encontrei nada. Perguntei para o Dr. Ricardo Richter, para o seu sogro, Sr. Hélio, e para o seu parente flamenguista, o Charles, e ambos afirmaram em alto e bom som que Fernandinho não tinha dado certo no futebol. Mas, em contrapartida, é um dos maiores vendedores de botijão de gás de Bandeirantes e região (mais de 10.000 botijões já vendidos). Mas, finalizando, Fernandinho é um menino bom.

– O veloz e versátil lateral Rato, aqui de Bandeirantes, soltou uma “pérola” domingo lá no Sub-40 em Ourinhos. Entrevistado pelo renomado repórter Evandro Europa, do NataNews, Rato disse que, graças a Deus, a equipe começou perdendo e que… (veja a entrevista no Facebook do Evandro Jorge).
– Conversei com a presidente Leila Pereira por telefone nesta última segunda-feira à noite. Ela me afirmou que o Verdão está tentando a contratação do goleiro venezuelano Sebastian Ángulo, de 17 anos, que integra a seleção Sub-17 de seu país.

– Bandeirantes venceu Sapopema por 2 a 0 (gols de Bungo e Paduan) neste último domingo no São Bento. Belíssima vitória que dá confiança para o restante do certame. Destaque para a boa atuação do goleiro Banana e do zagueiro Doguinha (foto). A equipe volta a jogar dia 28 deste mês em Sertaneja (PR), contra a equipe da casa. Bandeirantes vem forte rumo ao título.
– Nesta quarta-feira, 24/06, a Seleção pega a Escócia às 19h pela Copa do Mundo. A expectativa maior é a de que Neymar possa atuar alguns minutos. Com relação ao substituto de Rafinha: Luiz Henrique, Endrick, Rayan e até mesmo Martinelli brigam por essa vaga.
– A Copa Dona Lucinda de Futsal (categoria de base) continua a todo vapor nesta semana. Teremos jogos nesta terça, 23, e quinta-feira, dia 25.
– Nos dias 26, 27 e 28 de junho e, na sequência, nos dias 3, 4 e 5 de julho, Bandeirantes estará participando dos Jogos Escolares do Paraná na cidade de Santo Antônio da Platina (PR), nas modalidades de basquete, handebol e futsal masculino e feminino.
– O Estádio Andradão, em Andirá, depois de passar por uma bela reforma, agora terá também iluminação noturna. Parabéns ao povo andiraense.
– Neste último sábado não houve a rodada das semifinais do Guaíra em decorrência das condições climáticas. A rodada será realizada neste próximo sábado. No 1º jogo teremos Amigos do Bebeto e Dog e, no 2º jogo, Bitech e Amigos do Leózão. Expectativa de dois grandes jogos.
– A diretoria do Peixe dispensou os jogadores Zé Rafael, Mayke, Zé Ivaldo e Thomas Rincón. Estes jogadores não fazem mais parte do elenco.
– O zagueiro Arboleda se reapresentou ao São Paulo, e a diretoria ainda não se decidiu sobre dar ou não uma nova chance ao seu jogador.
– O Coringão finalmente se acertou com o Talleres sobre a compra de Rodrigo Garro, evitando desta forma um novo transfer ban. O presidente Osmar Stábile é alvo de um 3º pedido de impeachment. A equipe fechou o mês de abril com um déficit de R$ 168 milhões.
– Até o fechamento desta edição, dia 22, apenas México, EUA, Noruega, Alemanha, França e Argentina venceram os seus dois primeiros jogos nesta Copa.
– Depois de empatar com a seleção de Cabo Verde, a seleção do Uruguai pode ter feito as malas para voltar ao seu país. Pega agora a Espanha, enquanto Cabo Verde joga contra a Arábia Saudita. Complicou as coisas para o lado uruguaio.
– A Argentina que me desculpe, mas o grupo dela é uma das maiores “babas”. Argélia, Jordânia e Áustria não metem medo em ninguém.
– Outra que vai dar trabalho é a Noruega! Depois vocês me falam…
– A Alemanha também até agora não mostrou nada. Goleou a fraca seleção de Curaçau e ganhou da Costa do Marfim “na bacia das almas”. Poderia até ter perdido, não fossem as chances perdidas pela seleção africana.

– Os bandeirantenses Duzão da Néia, Chip, Rato e Carlinhos “Cabeça de Ovo de Páscoa” estiveram neste último domingo em Ourinhos (SP) participando do campeonato Sub-40 de lá. O time do Rato e do Chip se classificou para a próxima fase. Já o time do Duzão da Néia e do “Cabeça de Ovo de Páscoa” foi desclassificado.
– Abatiá vai organizar nos próximos dias um campeonato de veteranos por lá. As datas ainda não estão definidas.
“Causos do União”
– O ano era 1988, aproximadamente. Não ia ter jogo no final de semana. Jogadores liberados. Opa… vai ter som lá na ACEB! Vamos lá. E lá foram os jogadores Batatinha, o Valcir (Baiano da loja de móveis), o Pacatão de Andirá (in memoriam) e o jogador “X” (que chegou a jogar no futebol do exterior e hoje mora no interior do Paraná).
Chegando lá, muito som, alegria e muita cuba (cachaça com Coca-Cola, que era a coqueluche da época). E vai daqui, vai dali, quando de repente o jogador “X” vê aquela loira… O Valcir, o Pacatão e o Batatinha já tinham “conhecimento da causa”. E o jogador “X” se aproxima e começa a resenha com a loira. Altos papos, aquela dança, e quando de repente a loira e o jogador “X” desaparecem…
Aproximadamente uns 30 minutos a 1 hora depois, aparece o jogador “X”, nervoso e “P” da vida… E risada era o que não faltava. O jogador “X” havia descoberto que o nome da moça não era Paula, e sim Paulo Roberto…
– 1.965… o meio-campista Charuto, uma das primeiras contratações do União, depois de alguns dias em Bandeirantes, resolveu ir lá conhecer a Usina Bandeirantes. Chegando lá, depois de longa prosa com o Presidente Serafim, acabou ganhando uma garrafa de melado e levou embora para aonde os jogadores ficavam concentrados. E não é que o Presidente depois de alguns dias, ia insistentemente atrás do jogador para ter a garrafa de volta!!! Charuto conta que teve que arrumar um recipiente para colocar o resto que tinha ainda do melado, e mesmo com todo o “poder aquisitivo” que o Presidente tinha, o mesmo não se aquietou enquanto não teve a garrafa de volta, me contou aos risos o meia Charuto…
Lionel Messi: A genialidade repousou em um homem simples
Eu tento torcer contra, mas não dá. Ele nos convida com o carinho e com o silêncio. Eu tenho lapsos entre raiva, paixão, inveja, admiração, e tudo isso se torna um drama ao assistir ao Messi. E a gente tenta procurar uma palavra e todos falam sobre genialidade, mas talvez o que eu mais percebo seja a simplicidade. É muito difícil um gênio dar palco e espaço para a simplicidade em seu ser. Mas eu percebo que esse comportamento se repete há mais de 20 anos.
Eu reparo no silêncio dele. É sem barulho, sem grito, sem reclamação, sem discussão, comemorações contidas. Enquanto o mundo faz um barulho enorme entre disputas e números, entre recordistas e lendas, entre pessoas, entre atletas, ele apenas desfruta. Sem disputa, sem comparação, na leveza e principalmente no silêncio. Ele é tão simples que não precisa fazer nada tão incrível a todo momento. Ele está livre, inclusive, da necessidade de ser gênio. Passes de primeira, jogadas simples, toques para os lados. Até que, em dois segundos, a simplicidade dá espaço a toda a sua genialidade, e aqui o espetáculo se faz.

No entanto, ele não faz espetáculo forçado e nem fora de hora. Ele sabe a hora certa para tudo. O dom supremo resolveu repousar em um homem comum nos gestos, tímido na postura. Sem festas, sem grandes repercussões; ele, sua mulher e seus três filhos, nada demais. Os abutres da imprensa destrutiva morreram de fome nos últimos 20 anos. Ontem, depois do jogo contra a Áustria, o que fez Lionel depois de mais uma extraordinária apresentação? Será que foi falar com os filhos? Jantar com os colegas? Talvez tomar um mate… Até mesmo a competência da liderança jamais havia conhecido um líder tão calado, tão simples e tão poderoso… (Texto de Carlos Bertoldi)
Natanews Paparazzi





