Pioneiro Antônio Alves de Souza e sua esposa, dona Aziza. Sentada com a neta Nilva ao colo, a sua sogra, dona Maria (foto enviada pela neta Nilva).

Os Pioneiros, por ramo de atividade no povoado (De 1930 a 1950)

Trigésima Parte

*Walter de Oliveira

De volta ao resgate de nossa história, quando listamos os pioneiros do povoado e da cidade (anos de 1930 a 1950), do ramo de farmácias, continuamos a falar dos pioneiros da Farmácia Nossa Senhora Aparecida, a respeito da qual, e involuntariamente, no artigo anterior, atribuímos haver sido seu fundador o pioneiro Odir Moreira da Cruz. Na verdade, fundou-a o farmacêutico José Washington Castanho, paulista de Itapetininga, que veio para Bandeirantes nos idos de 1937, relata-nos o seu sobrinho, o comerciante e líder político, Moacyr Castanho Filho. Ele nos informa ainda que foi aquele seu tio que trouxe para cá o seu pai, Moacyr Castanho, figura das mais notórias e importantes da vida do município, como será ressaltado no livro que estamos escrevendo. Casado com dona Haidee Ferraz Castanho, o casal teve apenas a filha Haidee.

Decidido a voltar para Itapetininga, José Washington vendeu sua farmácia para Odir Moreira da Cruz e este, a vendeu para Arsênio Ferreira e José Luciano. O primeiro – Arsênio –, para que o leitor o identifique, anotamos que era irmão de Arquimedes Ferreira, um dos mais longevos tesoureiros da municipalidade. O segundo – José Luciano –, ficaria conhecido por “Zeca da Farmácia” e afora isso, por sua atuação no setor futebolístico da cidade. Na juventude, atuou com bastante destaque no plantel do Guarani Esporte Clube, primeiro time da cidade e que foi extinto em 1964, quando fez fusão com o Usina Bandeirante Futebol Clube, que resultou no inesquecível União Bandeirante Futebol Clube, de tantas e brilhantes atuações, quer no estádio local, como nos de outros estados e até fora do país (em Dallas – EUA). O pioneiro Arsênio Ferreira foi casado com dona Maria Ferreira e o casal teve os filhos Dalva, Dácio, Dalcênio e Dalmo. O pioneiro José Luciano foi casado com dona Maria Alves Luciano e o casal teve os filhos Mário e Margarida.

d) Farmácia Bandeirantes. Essa farmácia situava-se na Avenida Espírito Santo (hoje Comendador Luiz Meneghel), em parte do terreno em que agora se encontra a agência do Banco do Brasil. A exemplo da farmácia anteriormente listada, ela passou também por vários donos, e já de há muitos anos (atualmente situada na esquina da referida avenida com a rua Prefeito Moacyr Castanho) pertence à farmacêutica Terezinha Rezende Húngaro. O seu fundador foi o pioneiro Antônio Alves de Souza, o qual – para que o leitor possa melhor identificá-lo – era irmão de José Alves Machado (ou José Alves de Souza), pioneiro do setor de bares e lanchonetes. Antônio Alves de Souza foi casado com dona Aziza Fagundes de Souza e o casal teve os filhos Nilva e Milton. Depois do pioneiro Antônio Alves de Souza, foi proprietário da Farmácia Bandeirantes, José Marins Ferraz Júnior, também ou mais conhecido como “Zé Totico”, por conta da sua grande semelhança com o então nacionalmente famoso humorista do rádio, “Nhô Totico”, conta-nos o seu genro e professor universitário aposentado, Rubens Pedroso. José Marins Ferraz Júnior foi casado com dona Luzia Miranda Ferraz e o casal teve os filhos Derli, José (mais conhecido por “Zitinho”), João Roberto e Daisy. O terceiro pioneiro que passou pela Farmácia Bandeirantes foi Yoshiteru Nishimura, ou Paulo Nishimura. Homem bastante versátil e ativo, Nishimura já foi citado como pioneiro no ramo de corretores de imóveis. Casado com dona Kimiyo Hamamuro Nishimura, teve com ela os filhos Hemerson (Boyá), Odila Teruyo, Miriam Miyeko, Reinaldo e Ataíde. Um outro pioneiro nessa farmácia foi Eitaro Kayaki, que era cunhado e sócio de Nishimura. Casado com dona Tsuru Nishimura Kayaki, tiveram os filhos Leda Etsuko, Mary Eiko e Shirley.

Pioneiro Sebastião Custódio Alves (foto enviada por sua filha, Maria Aparecida)

e) Farmácia Santa Terezinha. Fundou-a o pioneiro Sebastião Custódio Alves, que também fundou a farmácia da Fazenda Nomura, que ainda será listada. A Farmácia Santa Terezinha situava-se na atual Avenida Comendador Luiz Meneghel, à altura em que hoje se acha instalada a loja de modas Estillo. Passados muitos anos, Sebastião Custódio Alves vendeu a farmácia para seu genro Adauto Francisco Matheus (que a transferiu para o outro lado da mesma avenida, onde ainda hoje se encontra). O pioneiro Sebastião foi casado com dona Conceição Marques Alves, cujo casal teve os filhos Terezinha, Maria Aparecida, Ana Maria, Ângela Maria, Maria Regina, Verônica Maria, Sebastião Júnior e William.

(continua…)

* Walter de Oliveira, 90, articulista desta Folha, é bandeirantense, nascido em 1932

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui