Mais duas alunas do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Maria Lydia Cescatto Bomtempo foram selecionadas para participar do programa de intercâmbio internacional ‘Ganhando o Mundo’, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. As duas estudantes, Fernanda Camilo da Silva e Vivian Sutil Curvelo, acompanhada dos pais e do diretor do colégio, Aquiles Fernandes, estiveram em reunião, no último dia 01, com o prefeito Tuti Bomtempo, chefe de Gabinete Paulo Roberto Moreira, e o colaborador Tiago Libanio.
Na ocasião, o chefe do Poder Executivo parabenizou as alunas, os pais e a instituição pela conquista. “Agora são cinco alunos do CEEP que ganham uma oportunidade única em suas vidas. Um intercâmbio cultural permitindo uma vivência e experiência fantástica para o seu currículo e carreira profissional. Aproveitem e se dediquem ao máximo nesse grande incentivo do Governo Estadual. Parabéns!”, desejou Bomtempo. O CEEP Assaí será a instituição com maior número de representantes no programa onde os alunos permanecerão seis meses estudando em um dos países de língua inglesa: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia.
O PROGRAMA – Criado pela SEED-PR, o programa de intercâmbio internacional ‘Ganhando o Mundo’ visa ofertar a estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino, a formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, nos colégios estaduais do Paraná.
Com objetivo de ampliar o repertório cultural e acadêmico, bem como permitir a vivência e experiência na realidade de outros países, o programa ainda busca consolidar uma rede de jovens líderes que atuem nas escolas estaduais do Paraná.
Já os professores, além de adquirirem maior fluência na língua inglesa, vão aprender sobre o que está dando certo nos países visitados em relação a educação, para, posteriormente, sugerir a implementação de inovações nas escolas públicas do Paraná.
O Paranaeducação (Preduc) é responsável pelo processo de licitação e coordenação do programa. O Ganhando o Mundo 2023, por exemplo, pretende enviar ainda neste segundo semestre, 100 professores ao exterior, dos quais 75 viajam com destino ao Canadá (América do Norte) e outros 25 para a Finlândia (Europa). O programa também embarca na mesma época para França (Europa), 40 alunos do ensino médio selecionados de escolas estaduais que ensinam o idioma francês. (Redação e assessorias)