Ser gentil significa fazer as pessoas sentirem-se bem. Talvez essa não seja a explicação mais correta, mas é a essência do significado. Vou dar um exemplo simples.
Você está andando na rua, alguém à sua frente derruba algo da bolsa que está aberta e você ajuda a pegá-la do chão, devolvendo-a ao dono. Isso foi um ato de gentileza. Agora, vamos ver o que acontece dentro do nosso corpo quando fazemos isso.
Você provavelmente já ouviu falar sobre a oxitocina. A oxitocina é um neurotransmissor que é liberado no nosso corpo quando fazemos algo legal para alguém que nos faça sentir bem, e quando alguém faz algo legal para nós. Ela é responsável pelos sentimentos calorosos, que conectam as pessoas: amizade, amor.
Não é à toa que a oxitocina é conhecida como o hormônio do amor. Quando a mulher dá à luz, uma quantidade enorme desse neurotransmissor é derramado no corpo da mulher, para conectar a mãe ao filho. A oxitocina liga, conecta as pessoas. Há muitas formas de obter a oxitocina. Uma delas é ser generoso, ser gentil.
Nós nos sentimos bem quando fazemos algo bom para alguém sem esperar nada em troca e quando alguém faz algo bom para nós. E olhem que interessante, quando você testemunha alguém sendo gentil, generoso, isso libera em você a oxitocina. Você também se sente bem. E quanto mais desse neurotransmissor temos no nosso corpo, mais gentis e generosos nos tornamos. Esse é o jeito sábio da mãe natureza nos fazer cuidar uns dos outros. E vejam que quem foi gentil, quem recebeu a gentileza e quem testemunhou o ato, com certeza serão gentis com outras pessoas porque isso é simplesmente contagioso.
Então, e se nós nos comprometermos a ser gentis, pelo menos uma vez ao dia (Claro que você é capaz de fazer isso muito mais vezes!)? Imagine o que vai acontecer no seu trabalho, na sua casa, com os seus amigos, na rua com estranhos? Mas isso tem que ser uma ação genuína. Apesar de não ouvirmos muito sobre pequenos atos gentis que ocorrem mundo afora, eles acontecem a todo momento, o que torna a vida mais leve.
Você não precisa esperar alguém ser gentil com você, para você se sentir bem e ser gentil com outra pessoa. Você pode começar esse movimento. E de acordo com a ciência, quanto mais compartilhamos a gentileza, mais a vontade de ser gentis, aumenta. Isso reduz o estresse, ansiedade e a depressão. Você fica mais calmo, mais saudável e feliz. Você acha que a felicidade te deixa mais gentil? É sendo gentil que você se sente mais feliz. Um outro neurotransmissor, a serotonina também é liberada. Ela ajuda a cicatrizar machucados, ajuda a relaxar e te faz sentir bem. A endorfina que também é liberada e reduz a dor, e a oxitocina que reduz a pressão sanguínea, te fazem sentir-se mais amável e amado.
Veja quantas mudanças acontecem no nosso corpo quando você é gentil, quando você recebe uma gentileza e quando você testemunha essa ação. Com certeza nesse dia você vai segurar a porta do elevador para alguém que vem correndo para pegá-lo, vai ser gentil no trânsito, vai ter mais paciência na fila do banco (Isso é um pouco difícil, mas possível!).
E por falar em gentileza, quero agradecer aos amigos leitores que vêm me dizer o quanto gostam das reflexões que coloco aqui. Vocês sabem quem são! Só não vou colocar os nomes porque vai faltar espaço. E é claro, à Márcia e à Cinara por me permitirem ‘falar’ com vocês! Esses atos de gentileza, com certeza, me ajudam a seguir nessa caminhada com leveza e amor na alma.