Os municípios que compõem o CISNOP (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná) estão mobilizando-se para a aquisição de 100 mil doses de vacinas. No último dia 14, a prefeita de Itambaracá, Mônica Zambon, esteve reunida com outros prefeitos e prefeitas que integram o Consórcio para o debate e deliberação. O encontro entre os gestores foi virtual.
A pauta foi a organização da Carta de Intenção para a Vacina Spotinik V, que irá complementar às que também chegarão pelo Plano Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde. A prefeita informou que esta é uma ação estratégica, de mobilização, visando a luta pela proteção dos cidadãos.
O documento foi protocolado pelo CISNOP na segunda-feira, dia 15, em cartório, e o órgão já se encontra na fila da farmacêutica para a aquisição. Mônica destacou que, assim como as demais prefeituras, o próximo passo é encaminhamento do Projeto de Lei para a Câmara Municipal de Vereadores para criação de dotação orçamentária para esta finalidade. Nesta articulação, Itambaracá espera adquirir 2991 doses, num total orçamentário de R$ 149 mil.
No último dia de 10 março, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que permite municípios, estados e consórcios públicos a negociarem aquisições de vacinas. A prefeita informou, ainda, que esta é hora de todos os órgãos institucionais unirem-se para esta mobilização, e que conta com a Câmara Municipal para a apreciação e aprovação do orçamento de urgência para esta finalidade.
O Município de Itambaracá já tem disponibilizado o valor da participação na aquisição. A gestora reforça a todos sobre importância dos cuidados de prevenção: usar máscaras, álcool em gel, distanciamento social, para minimizar os impactos desta doença até que todos sejam vacinados.