Regiane Romão
A preocupação com uma educação inclusiva é a máxima entre os secretários de Educação de todo o Estado. Por essa razão, esse assunto foi pauta de uma Conferência Municipal de Educação do Município de Itambaracá, realizada no último dia 14, com a temática ‘Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira’.

A Conferência foi presidida pela secretária de Educação e Cultura, Valquiria Martins, onde fez uma explanação e abordagem nas pautas de acordo com o documento referência da CONAE 2022 (Conferência Nacional de Educação), apresentando os eixos e subeixos, e também discutiu as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação. Na Conferência em Itambaracá foram convidados diversos segmentos da sociedade local como: igrejas, chefe do Poder Executivo, Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, escolas, lideranças comunitárias, dentre outros, isto por causa da devida importância da temática trabalhada.

Após a discussão sobre as pautas e emendas, foi elaborado um relatório que será encaminhado para a Conferência Estadual e depois para a Nacional.

Atualmente, o município de Itambaracá oferece escolas especiais para as crianças e também prestam assistência para os alunos da APAE que utilizam o transporte escolar.