Dinamismo e uso de ferramentas pedagógicas que facilitem o processo de ensino - aprendizagem

Para muitas pessoas aprender matemática não é uma tarefa fácil. Requer muita dedicação, atenção e muita sensibilidade por parte do professor para encontrar as melhores e mais dinâmicas ferramentas pedagógicas que facilitem o processo de ensino – aprendizagem. Com o objetivo de promover este encantamento pela disciplina, a Professora Deise Vimaana, do Ensino Fundamental II, do Colégio ECEL, está mobilizando uma programação lúdica, com jogos, envolvendo várias atividades divertidas, para trabalhar temas como fração,  distância – velocidade média – aceleração – tempo, algoritmos, cálculo de razões especiais, entre outras temáticas do conteúdo programático estabelecido no material didático.

E o resultado está sendo surpreendente, já que são alternativas que facilitam as resoluções dos problemas; promovem o desenvolvimento da agilidade e da destreza matemática; instigam a socialização e proporcionam a capacidade de colocar-se no lugar do outro, na busca de estratégias para ter sucesso; além, claro, de buscar quebrar as barreiras do aprendizado na área. De acordo com a professora, os Jogos são elementos estratégicos para dinamização do ensino.

Nesta sexta-feira, dia 01, mais uma ação pedagógica foi realizada pela professora, envolvendo os alunos do 7º ano. Eles trouxeram carrinhos de fricção e, na quadra, trabalharam velocidade, distância, tempo. Para Ana Lívia Nascimento, 12 anos, estas atividades estão ampliando o gosto pela matemática. “Eu achei bem legal por que a gente aprende bastante com os jogos. É um jeito bacana de entender. Esses jogos ajudam a melhorar o aprendizado”, destacou.

De acordo com Murilo Rodrigues dos Santos, 12 anos, esta dinâmica está encantando pela diversidade de atividades. “Eu achei muito bom para o nosso aprendizado, por que é uma maneira bem mais fácil da gente aprender a matéria. Eu gostei mais da atividade com os carrinhos por que é uma maneira de medir a velocidade e a distância. Eu gosto muito de matemática, mas é uma matéria complicada. Com os jogos, melhoraram muito a nossa aprendizagem. O jeito da professora ensinar é muito bom também. Ela não só explica a matéria, mas, faz estas aulas diferentes pra gente entender, o que é muito bom”, destacou.

Além da atividade externa de velocidade e tempo envolvendo os jogos com carrinhos de fricção, a aula teve a participação, também, dos alunos do G3 (Educação Infantil), sob coordenação da Professora de Educação Física, Kelly Dedoné. A integração rendeu uma atividade de corrida para análise de velocidade e tempo. (Tiago Dedoné / Assessoria de Comunicação).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui