Método LPF eficaz na prevenção e tratamento da IU

“A Incontinência Urinária (IU) é toda perda de urina, mesmo que em pequena quantidade, ao esforçar, tossir, sentar ou subir escadas; e a IU de urgência é quando a vontade de urinar é súbita e forte que não dá tempo de chegar ao banheiro”, explicou a fisioterapeuta e especialista em LPF (Low Pressure Fitness – Técnica da Barriga Negativa), Fabiana Cândido, do Espaço Pilates Bia Cândido, de Bandeirantes.

De acordo com a especialista, estima-se atualmente que 50% das mulheres sofrem com a IU. “O que antes afetava mais as pessoas idosas e as com sobrepeso, hoje as pesquisas apontam que jovens mulheres também estão sofrendo com o problema. Isso porque praticam atividades físicas com orientação não direcionada para a musculatura do assoalho pélvico, cuja função é a sustentação dos órgãos extra peritonias – bexiga, útero e reto”, comentou. Devido a diversidade de modalidades fitness – crossfit, corridas, jump, até mesmo no Pilates e na musculação, dentre outras – quando mal orientados, ocorre aumento da pressão na região intra-abdominal e intrapélvica, empurrando os órgãos internos para baixo, forçando a musculatura do assoalho pélvico. “E com a fraqueza muscular dessa região, sempre que ocorre esse aumento de pressão interna quando se realiza exercícios, tossindo ou espirrando, acontece a perda de urina involuntária”, ressaltou.

Segundo Bia Cândido, pessoas com o quadro de IU é necessário que ocorra ganho de tônus muscular e não somente força. “Pois para a sustentação dos órgãos internos, o músculo em repouso precisa estar em estado de semicontração e com capacidade de co-contração no aumento da pressão da cavidade abdominal. A função do assoalho pélvico é contrair involuntariamente toda vez que ocorre esse aumento de pressão interna”, comentou e alertou que o extravasamento urinário não é normal, mesma que a quantidade seja mínima. “Se não houver uma prevenção ou busca por tratamento, pode surgir patologias como cistocele, retocele, prolapso (bexiga caída), provocar disfunções sexuais”, citou.

METODO LPF – Dentre as medidas preventivas e de tratamento para a Incontinência Urinária estão os exercícios do método da barriga negativa. “O LPF é muito eficaz, pois são aplicados exercícios posturais e respiratórios com técnicas hipopressivas, que acarreta na diminuição da pressão na região abdominal e pélvica, tonificando a musculatura do assoalho pélvico. Se a pessoa tem IU, mesma que em pequena quantidade, significa que a musculatura do assoalho pélvico não está executando sua função. Portanto, é melhor não deixar que apareçam patologias decorrentes a essa perda de tônus muscular. O LPF pode ser realizado como via de prevenção”, recomendou a fisioterapeuta.

Para saber mais sobre os Método LPF, entre em contato com a fisioterapeuta Bia Cândido no endereço: Rua Juvenal Mesquita, 592, centro, ou pelo telefone/WhatsApp (43) 9.9639-3885.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui